Os efeitos nefastos da pandemia de Covid-19, que já dura há mais de quatro meses e cujo fim não se vislumbra, trouxe para o mundo e, em particular, para Portugal uma absoluta necessidade de planear a retoma económica, proteger o emprego e o rendimento dos portugueses e evitar mais austeridade no futuro.

O Estado terá de assumir um papel absolutamente relevante neste domínio com o apoio comunitário, conseguido ao quinto dia de negociações do Conselho Europeu desta semana, e o acordo alcançado sobre o Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027 e o Fundo de Recuperação. Inequivocamente, o montante é bom para Portugal e para a coesão e solidariedade da Europa também.

Foi numa das cimeiras europeias mais longas da história que se obteve um acordo para retoma da economia comunitária pós-crise da Covid-19, num pacote total de 1,82 biliões de euros – orçamento para 2021-2027 de 1,074 biliões de euros e um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões, dos quais 390 mil milhões de euros atribuídos a fundo perdido.

No que respeita a Portugal, iremos arrecadar 15,3 mil milhões de euros em transferências a fundo perdido no âmbito deste fundo de recuperação, a que acresce cerca de 29 mil milhões de euros do quadro comunitário de apoio 2021-2027, perfazendo assim um montante total na ordem dos 45 mil milhões de euros.

Neste cenário, impõe-se muita sabedoria, rigor e critério na aplicação deste dinheiro, na medida em que é um apoio determinante para combater a crise social e económica que a pandemia provocou, constituindo-se com uma nova oportunidade para o futuro de todos os portugueses.

Saber utilizar bem esta verba que irá chegar, é também direcioná-la para as pessoas, empresas, instituições e associações e não apenas para o Estado. O que se espera nesta fase de consulta pública de 30 dias, que foi anunciada esta semana, é que possam ser incorporadas novas ideias e projetos sobre a transformação estratégica que queremos ver no país e que não se reduza a empresas como a TAP, CP ou Efacec.

Há vida para além destas empresas. Há muitas oportunidades que não podem nem devem ser perdidas, talentos para descobrir, áreas de negócio para apostar, projetos inovadores para investir. O tempo é curto e precisamos de respostas de efeito imediato para evitar males maiores e, simultaneamente, preparar o futuro das próximas gerações com visão e estratégia.

Neste cenário decisivo, é crucial projetar o período pós-crise sem amarras partidárias, propaganda política ou agendas individuais. A nossa missão deve ser mitigar e vencer os efeitos da pandemia, preparando o futuro para a prosperidade. A ajuda da Europa é uma grande oportunidade. Trabalhemos, pois, para que não se torne uma grande oportunidade perdida.