[weglot_switcher]

A primeira mulher a liderar os contabilistas certificados

A sucessão do líder histórico apanhou-a de surpresa, mas o conhecimento e o percurso de dezena e meia de anos na entidade que representa o setor deram-lhe uma transição tranquila.
4 Junho 2017, 18h30

Filomena Moreira assumiu o cargo de bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados em setembro de 2016, de forma inesperada, em consequência da morte de António Domingues de Azevedo, histórico representante do setor, desde a criação da Associação dos Técnicos Oficiais de Contas, em 1996.

É a primeira mulher a liderar os destinos dos contabilistas certificados portugueses.
Filomena Maria Abreu Lima Felgueiras Moreira é licenciada em Contabilidade Superior de Gestão pela Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão e possui uma pós-graduação em Gestão Empresarial pelo ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão.

Natural de Vila Nova de Famalicão, tem 44 anos e está ligada aos órgãos diretivos da associação pública profissional desde 2002, quando esta era, ainda, a Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas. Exerce cargos dirigentes desde 2008, quanto tomou posse como vogal do conselho directivo da então CTOC, tendo assistido, na primeira fila, à transformação da Câmara na Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e, posteriormente, mudando o nome para o atual Ordem dos Contabilistas Certificados.
Ainda no quadro da CTOC, no período de tempo que medeia entre 2002 e 2007, Filomena Moreira foi suplente do conselho diretivo.

No atual mandato, que decorre entre 2014 e este ano, exercia as funções de vice-presidente. Assim, seguindo o que determinam os estatutos Ordem dos Contabilistas Certificados, assumiu o cargo de bastonária, depois do falecimento do titular do cargo.
A atividade que desenvolveu na instituição faz com que seja conhecida pelos seus pares, o que facilitou a transição e a continuação do trabalho que estava a ser feito.

Consultora nas áreas de contabilidade e fiscalidade, Filomena Moreira exerce a profissão de contabilista certificada desde 1997.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.