A primeira mulher a liderar os contabilistas certificados

A sucessão do líder histórico apanhou-a de surpresa, mas o conhecimento e o percurso de dezena e meia de anos na entidade que representa o setor deram-lhe uma transição tranquila.

Filomena Moreira assumiu o cargo de bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados em setembro de 2016, de forma inesperada, em consequência da morte de António Domingues de Azevedo, histórico representante do setor, desde a criação da Associação dos Técnicos Oficiais de Contas, em 1996.

É a primeira mulher a liderar os destinos dos contabilistas certificados portugueses.
Filomena Maria Abreu Lima Felgueiras Moreira é licenciada em Contabilidade Superior de Gestão pela Universidade Lusíada de Vila Nova de Famalicão e possui uma pós-graduação em Gestão Empresarial pelo ISAG – Instituto Superior de Administração e Gestão.

Natural de Vila Nova de Famalicão, tem 44 anos e está ligada aos órgãos diretivos da associação pública profissional desde 2002, quando esta era, ainda, a Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas. Exerce cargos dirigentes desde 2008, quanto tomou posse como vogal do conselho directivo da então CTOC, tendo assistido, na primeira fila, à transformação da Câmara na Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas e, posteriormente, mudando o nome para o atual Ordem dos Contabilistas Certificados.
Ainda no quadro da CTOC, no período de tempo que medeia entre 2002 e 2007, Filomena Moreira foi suplente do conselho diretivo.

No atual mandato, que decorre entre 2014 e este ano, exercia as funções de vice-presidente. Assim, seguindo o que determinam os estatutos Ordem dos Contabilistas Certificados, assumiu o cargo de bastonária, depois do falecimento do titular do cargo.
A atividade que desenvolveu na instituição faz com que seja conhecida pelos seus pares, o que facilitou a transição e a continuação do trabalho que estava a ser feito.

Consultora nas áreas de contabilidade e fiscalidade, Filomena Moreira exerce a profissão de contabilista certificada desde 1997.

Recomendadas

CDS quer actualização do Plano de Contingência para controlo da Xylella fastidiosa

Os deputados do CDS-PP Patrícia Fonseca, Ilda Araújo Novo e Hélder Amaral querem saber se está já em curso alguma actualização ao Plano de Contingência para controlo da Xylella fastidiosa e seus vectores, elaborado em 2016, e se não, para quando está pensada essa actualização. E enviaram a pergunta ao ao ministro da Agricultura, Florestas […]

Crise dos Combustíveis. CAP aconselha agricultores a “constituírem reservas e tomar medidas de prevenção”

Afinal a crise dos combustíveis não chegou ao fim. Sem conseguir um acordo com a Antram — Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias, o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) anunciou uma greve “cirúrgica” ao trabalho suplementar, feriados e fins-de-semana, entre 7 e 22 de Setembro. Por isso a CAP — […]

SIC e RTP1 foram os canais que mais peças emitiram sobre as eleições europeias

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social concluiu que o canal do grupo Impresa divulgou 189 peças com a presença de candidaturas às eleições para o Parlamento Europeu, que representam menos de 3% do tempo total de noticiários analisados.
Comentários