[weglot_switcher]

“Qualificação é a chave do progresso das comunidades”, defende Presidente da República

O Presidente da República disse na entrega de certificados aos 277 colaboradores da Sonae MC que se aprende e se ensina toda a vida. A formação contínua é a única forma de produzir recursos qualificados capazes de responder a um mundo digital e a uma economia baseada no conhecimento.
19 Maio 2019, 15h00

“A qualificação é a chave do progresso das comunidades”, proclamou o Presidente da República esta segunda-feira, 13 de maio, na Fundação Champalimaud, em Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa foi direto ao coração dos 277 colaboradores do grupo Sonae que aí celebravam a obtenção do diploma do Centro Qualifica Sonae MC: “Quem está verdadeiramente de parabéns são os diplomados que não desistiram do que há de mais e de melhor, que entenderam que a qualificação é a chave do progresso, que se aprende e ensina toda a vida desde antes de nascer até morrer”.

Aplaudido entusiasticamente por uma sala lotada, o Presidente da República explicou que a “única constante da vida é a mudança” e que esta exige “prevenir e antecipar”, sempre “no respeito pelos outros, na sua diferença específica, no seu valor como pessoas tão ou mais importantes do que nós próprios”. Para antecipar, é preciso saber resolver problemas, saber lidar com as novas tecnologias, em suma com todos os desafios de um mundo acelerado. E isso aprende-se com educação e com formação.

“Este é um grande momento na vossa vida! – exclamou -, como para mim foi o fim do secundário, ou depois o dia em que concluí a licenciatura, ou, mais tarde, o mestrado e o doutoramento, só comparável à importância do nascimento dos meus filhos ou netos e mais importante do que ser eleito ou o contacto com os grandes do mundo”.

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou que em 2019, Portugal continua a ter “problemas gravíssimos de qualificação” em todas as idades e não apenas nos mais idosos. Não obstante o caminho bem sucedido que tem vindo a fazer nas últimas décadas, como, por exemplo, o combate ao analfatebismo, a subida nos estudos de educação PISA da OCDE, o alargamento do período de escolaridade, entre outros. Alertou depois para a realidade nua e crua do país: três em cada dez portugueses entre os 25 e os 43 anos não concluíram o ensino secundário, segundo dados de 2016 do relatório  “Education at a Glance 2018” da OCDE – A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico. Segundo este documento, Portugal é o quarto com mais baixos níveis de escolaridade entre os jovens adultos. Pior só o México, Turquia e Espanha, onde 52%, 44% e 34%, respetivamente dos jovens adultos não terminaram os estudos.

“Eu estou a aprender e a ensinar toda a minha vida. Não pára. Parar é morrer. Por isso eu tinha que vir hoje aqui celebrar o que é essencial para a vossa vida”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.

A entrega dos certificados a 277 colaboradores da Sonae MC que concluíram o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) no âmbito do programa Qualifica juntou ao presidente do conselho de administração da Sonae, Paulo Azevedo e ao management da Sonae MC – Luís Moutinho, CEO, e administradores Isabel Barros, José Fortunato e Miguel Águas – dois secretários de Estado: João Costa, da Educação e Miguel Cabrita, do Emprego, além do Presidente da República.

João Costa considerou fundamental o estabelecimento de um grande consenso nacional sobre a importância da educação e formação de adultos, tal como já existe, por exemplo, na área do pré-escolar. “Venha quem vier, isto tem que continuar”, declarou o secretário de Estado da Educação, enfatizando a necessidade de independentemente dos governos, a qualificação dos portugueses ser um desígnio nacional, sob pena de se comprometer irremediavelmente o futuro do país.

Miguel Cabrita, outro secretário de Estado que também partilha a tutela do sistema de formação, anunciou, por seu turno, a intenção de alargar a rede de centros Qualifica que, neste momento, já atinge os 300.

O programa Qualifica é o instrumento operacional da estratégia de qualificação profissional do país. Implementado pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), destina-se a “melhorar os níveis de educação e formação da população portuguesa e a proporcionar melhores condições para a empregabilidade dos cidadãos”.

A Sonae, através da Sonae MC,  maior empresa do grupo fundado por Belmiro de Azevedo, também homenageado por Marcelo Rebelo de Sousa, foi pioneira e é atualmente uma das duas únicas empresas em Portugal a acolher um Centro Qualifica. A empresa que é hoje liderada por Paulo de Azevedo, vai reforçar a formação no grupo e promover o aumento das qualificações escolares e profissionais dos seus colaboradores.

Na Fundação Champalimaud, foi assumido que a Sonae tem como objetivo aumentar em 5% o nível de qualificação dos seus colaboradores até 2020 e espera ter, pelo menos, 1.800 colaboradores inscritos no Centro Qualifica Sonae MC.

Paulo Azevedo destacou a importância da formação ao longo da vida e o papel relevante que as empresas podem desempenhar no processo.

“O objetivo nacional é aumentar a empregabilidade das nossas equipas, é podermos ir mais longe”, afirmou Paulo Azevedo.

Na ocasião, foi igualmente revelado que, neste momento, o Centro Qualifica Sonae MC tem já para cima de 1.400 inscrições.

Isabel Barros, administradora da Sonae MC, que emprega mais de 33 mil pessoas em todo o país, um terço das quais tem qualificações abaixo do 12.º ano, revelou que o objetivo do grupo Sonae passa por não ter nas chefias ninguém com menos do 12.º ano e não ter na empresa ninguém com menos do 9.º ano de escolaridade.

O pontapé de partida rumo ao futuro está dado com os 277 colaboradores agora diplomados e o incentivo de Paulo Azevedo: “Não párem. O conhecimento é infinito”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.