[weglot_switcher]

A quinta ponte de Badajoz vai chamar-se 25 de abril em homenagem a Portugal

A inauguração da ponte está prevista entre os dias 7 e 9 de janeiro e no evento vai estar presente o primeiro-ministro português.
28 Dezembro 2021, 07h45

A quinta ponte sobre o rio Guadiana que atravessa Badajoz, incluída no primeiro troço edificado da Ronda Sur, terá o nome de 25 de Abril, em homenagem ao povo português.

De acordo com o “La Cronica de Badajoz”, objetivo dos espanhóis é reproduzir o nome de um dos símbolos de Lisboa: a ponte 25 de Abril do rio Tejo, construída durante a ditadura de Salazar e adotado o nome atual em 1975, após a Revolução dos Cravos.

A inauguração está prevista entre os dias 7 e 9 de janeiro, com um evento onde vão ser convidadas autoridades portuguesas, incluindo o primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

A nova ponte terá 420 metros de comprimento e situada a quatro quilómetros a jusante da Ponte Real, esta incluída no lote I das obras do terceiro trecho da Ronda Sur (o primeiro a ser executado), iniciado no início de 2019.

As provas de carga da ponte já se realizaram em agosto, durante quatro dias, e foram utilizados cerca de 24 camiões, com a carga total, com um peso aproximado de mil toneladas de forma a testar a nova ponte.

O anuncio da ponte espanhola sucede o telefonema entre Marcelo Rebelo de Sousa e o Rei de Espanha Filipe VI, a 25 de dezembro, onde destacaram as “excelentes relações” entre os países.

“O Presidente da República falou esta manhã ao telefone com o rei Filipe de Espanha, tendo desejado boas festas para a família real e para os povos de Espanha”, referia um comunicado no site da presidência.

Segundo a nota presidencial o monarca retribuiu “os votos, desejando um feliz ano para Portugal e para os portugueses, bem como a rápida recuperação do Presidente da República. Os dois chefes de Estado sublinharam as excelentes relações bilaterais, a todos os níveis, a bem dos dois países irmãos ibéricos”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.