[weglot_switcher]

A solução da Google para levar internet a África: balões

O objetivo da empresa é proporcionar às populações das zonas mais isoladas do continente africano acesso a rede de alta velocidade.
19 Novembro 2018, 07h25

Levar internet para as zonas mais remotas do continente africano tem sido um desafio bastante complicado. Várias empresas já tentaram, com estratégias que variam de drones a satélites, e falharam. No entanto, os responsáveis do projeto Loon, em desenvolvimento desde 2011 pela Alphabet, estão confiantes no sucesso.

Para já consiste em lançar na estratosfera balões de ar com antenas, com o objetivo de difundir sinal de internet. A tecnologia vai ser utilizada para fornecer serviços online nas áreas centrais do Quénia, onde a cobertura é muito difícil de alcançar devido à dificuldade de construir antenas em certos terrenos agressivos ou pela baixa densidade populacional de algumas regiões.

O sinal será transmitido pelo ar, através dos balões de hélio a 18 km de altitude sobre o planeta. A empresa explica que cada balão consegue fornecer cobertura de internet a cerca de 3.200 km quadrados, mantendo-se a flutuar durante meses. A Google apresenta assim uma forma pouco convencional de fornecimento de sinal LTE 4G, que espera negociar com outras operadoras.

Ainda que possa parecer uma solução de fácil implementação, na prática é um desafio colocar o sistema em funcionamento. Isto porque os balões não têm sistema de propulsão, sendo controlados pela força do vento. O desafio é identificar as correntes de vento nas diferentes altitudes, para que o balão possa apanhar a boleia certa para seu destino.

“Os primeiros balões voaram apenas um dia, depois uma semana. Agora estão no ar mais de 100 dias consecutivos e o nosso balão recorde atingiu os 198 dias”, disse Alastair Westgarth, diretor da Loon, à Bloomberg.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.