[weglot_switcher]

A três meses das legislativas, vantagem do PS para o PSD já é de 15 pontos

A sondagem do Expresso/SIC, realizada pelo ICS/ISCTE, mostra que, as intenções de voto em António Costa estão 15 pontos à frente das de Rui Rio, que está perto de atingir um novo mínimo histórico.
13 Julho 2019, 09h56

Se as eleições legislativas fossem hoje, o líder socialista, António Costa, fica aquém da maioria absoluta, mas uma diferença significativa de Rui Rio, líder do PSD e segundo partido mais votado. A sondagem do Expresso/SIC, realizada pelo ICS/ISCTE, mostra que, as intenções de voto em António Costa estão 15 pontos à frente das de Rui Rio, que está perto de atingir um novo mínimo histórico.

Em comparação com a última sondagem, o PS sobe um ponto de 37% para 38%, enquanto o PSD desde de 25% para 23%. Os socialistas estão à frente com uma vantagem “estatisticamente significativa”, notam os autores do estudo. À direita, também o CDS-PP perde terreno, passando de 8% para 5%, o que significa que, nem retomando a coligação PSD/CDS-PP, a direita consegue chegar a 30% do eleitorado nem ultrapassar António Costa.

Com quase as mesmas intenções de voto do CDS-PP está o PAN, que sobe para 4%, o que lhe permitiria alargar a sua representação na Assembleia da República. Já o Bloco de Esquerda sobe de 8% para 11%, distanciando-se do PCP, que se mantém nos 8%. O inquérito mostra ainda que 5% dos eleitores tenciona votar noutros partidos e outros 5% têm intenção de votar branco ou nulo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.