[weglot_switcher]

Abastece em Espanha? Gasóleo vai subir 3,8 cêntimos

Governo ressalva que 30% dos valores desta medida vão ser utilizados em 2020 para impulsionar medidas que fomentem a mobilidade
11 Janeiro 2019, 18h38

O governo espanhol aprovou esta sexta-feira o projeto de lei para o Orçamento Geral do Estado para 2019, no qual contempla o aumento do gasóleo em 3,8 cêntimos por litro para os consumidores privados.

A decisão de suprimir com a bonificação do diesel terá um impacto de três euros mensais para o consumidor médio, o que significará pagar até 36 euros por ano. “A medida não terá impacto no gasóleo profissional, incluindo os profissionais agrícolas” afirmou a ministra da agricultura espanhola, María Jesús Montero, ao mesmo tempo que dizia que a medida servirá para subsidiar políticas de mobilidade sustentável. Para evitar que o estado espanhol seja enganado, Montero disse que a Agência Tributária tem a capacidade de identificar quando se abastece de forma profissional ou pessoas.

A ministra da agricultura ressalvou que 30% dos valores desta medida vão ser utilizados em 2020 para impulsionar medidas que fomentem a mobilidade sustentável, algo que consideraram “fundamental” para a renovação da frota de automóveis espanhóis, e também irá servir para ajudar as empresas e melhorar a competitividade e ajudar a indústria a adaptar-se ao século em que nos encontramos.

Esta é uma decisão que pode ser encarada como negativa para alguns portugueses que vão muitas vezes abastecer a Espanha, pelo facto do valor dos combustíveis serem consideravelmente mais baixos do outro lado da fronteira de Portugal.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.