[weglot_switcher]

Acelerador de startups do Grupo José de Mello distingue projeto inovador de fisioterapia

A empresa distinguida com o primeiro prémio é portuguesa e foca-se em soluções personalizáveis de fisioterapia através de jogos virtuais, uma solução que pôde ser testada durante o último ano com a CUF e que resultou numa taxa de satisfação junto dos pacientes de 100%.
17 Novembro 2021, 08h10

O Grupo José de Mello distinguiu duas startups das áreas da saúde e mobilidade pelo seu trabalho no âmbito do Grow, o acelerador do grupo que estabelece parcerias de mentoria com vista ao desenvolvimento de soluções inovadoras. A Clynx, empresa nacional de propõe uma experiência de fisioterapia baseada em jogos eletrónicos, foi a grande vencedora do Grow Innovation Awards 2021, que se realizaram esta terça-feira.

Os prémios atribuídos pelo Grupo José de Mello são o culminar de um ano de mentoria, em que as startups selecionadas têm a oportunidade de desenvolver os seus projetos em pilotos junto de mentores como a Brisa ou a CUF, testando o seu conceito ao mesmo tempo que contribuem para a resolução de problemas ou desafios para estas marcas.

Este ano, o primeiro prémio foi de dez mil euros, aos quais acrescem mais cinco mil para financiar a deslocação de dois membros da empresa vencedora a um encontro internacional na área. O segundo prémio representava seis mil euros e foi atribuído à Vialytics, uma empresa que fornece soluções para smartphone de monitorização da integridade de infraestruturas rodoviárias.

A vencedora, a startup portuguesa Clynx, foca-se numa solução personalizável de fisioterapia que passa por um jogo virtual. Recorrendo a uma câmara com sensores, à semelhança do que sucede com algumas consolas amplamente conhecidas, a Clynx almeja desenvolver exercícios para os vários problemas que obrigam uma considerável parte da população a procurar serviços de fisioterapia, mas sem a inconveniência das deslocações.

Assim, e num modelo B2B, a empresa opera num modelo de negócio baseado em subscrições, tendo testado esta solução durante o último ano com a CUF.

Segundo Joana Pinto, diretora executiva e cofundadora da marca, esta experiência com a Grow resultou numa taxa de satisfação de 100% dos pacientes que a utilizaram, sendo que o sucesso da Clynx é igualmente comprovável pela adoção do seu software por cinco centros hospitalares da CUF. Quando arrancou o piloto, apenas um dos hospitais do grupo de saúde usava este software.

O Grow arrancou em 2017, tendo atribuído os primeiros prémios de inovação em 2018. O programa de mentoria conta com as vertentes de saúde e mobilidade, nas quais as startups selecionadas poderão trabalhar com CUF, Brisa ou Via Verde, mas também de cuidados sénior, com as Residências do Grupo José de Mello, e de indústria, onde as startups contarão com a Bondalti.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.