[weglot_switcher]

Acionistas da Jerónimo Martins aprovam distribuição de dividendos

Os acionistas da dona do Pingo Doce, que se reuniram esta quinta-feira em Assembleia Geral, aprovaram a distribuição de um dividendo bruto de 20,7 cêntimos por ação.
25 Junho 2020, 18h09

Os acionistas da Jerónimo Martins, que se reuniram esta quinta-feira em Assembleia Geral, aprovaram a distribuição de um dividendo bruto de 20,7 cêntimos por ação. O pagamento do ocorrerá no próximo dia 15 de julho, segundo a informação divulgada esta tarde pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Em comunicado enviado ao regulador, a dona do Pingo Doce esclarece que as “ações passarão a ser transacionadas sem direito ao mesmo dois dias úteis antes dessa data, ou seja, no dia 13 de julho de 2020”.

No último relatório e contas, a retalhista havia adiantado que reviu em baixa a proposta de distribuição de dividendos relativos aos lucros de 2019 devido ao contexto mundial de “elevada incerteza” devido à pandemia. “O conselho de administração decidiu propor na AG a realizar a 25 de junho, a distribuição, para já, de dividendos no montante de 130,1 milhões de euros, revendo a distribuição de 216,8 milhões de euros anunciada a 20 de fevereiro de 2020”, explicou a Jerónimo Martins, em meados de maio.

No primeiro trimestre, a empresa reportou um recuo de 0,4%, para 309 milhões de euros no EBITDA por causa dos primeiros efeitos que a pandemia de Covid-19 teve nos custos operacionais, enquanto os resultados líquidos do grupo liderado por Pedro Soares dos Santos caíram 43,8%, para 35 milhões de euros, “fortemente impactados pelas diferenças cambiais decorrentes da aplicação da IFRS16 [norma contabilística]”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.