[weglot_switcher]

Ações do Facebook tombam 18% ao toque do sino em Wall Street

O ‘selloff’ está a penalizar toda a abertura dos mercados norte-americanos, especialmente o setor tecnológico. O Dow Jones contraria graças à diminuição nas tensões comerciais entre EUA e UE.
26 Julho 2018, 14h43

As ações do Facebook caem 18,24% para 177,82 dólares na abertura de Wall Street, depois de a tecnológica ter anunciado, esta quarta-feira, que um aumento irá dos custos irá penalizar as contas nos próximos anos. O selloff está a penalizar toda a abertura dos mercados norte-americanos, especialmente o setor tecnológico.

Os lucros da empresa liderada por Mark Zuckerberg subiram 31% para 5,1 mil milhões de dólares, no segundo trimestre de 2018, face ao mesmo período do ano anterior. No entanto, anunciou que a margem do lucro operacional vai cair devido aos custos de adaptação a novas políticas de privacidade.

No segundo trimestre de 2018, já caiu 44% e o CFO David Wehner afirmou que a tendência se irá manter, pelo menos, nos próximos dois anos. Na negociação após o fecho do mercado, a fortuna da gigante tecnológica perdeu um quarto do valor em bolsa e a tendência de queda prolongou-se para esta sessão.

“Vai ser difícil para os mercados hoje com um ação com uma capitalização de mercado tão massiva, tão em baixo”, afirmou Michael Antonelli, managing director e institutional sales trading da Robert W. Baird, à agência Reuters.

O índice tecnológico Nasdaq cai 1,01% para 7.852,10 pontos. O financeiro S&P 500 está a ser arrastado pela tendência e recua 0,30% para 2.837,65 pontos. Já o Dow Jones avança 0,45% para 25.559,25 pontos, impulsionado pelas novidades nas relações comerciais globais.

“É possível que o relaxamento das tensões [comerciais] possam ofuscar algo como o que está a acontecer ao Facebook porque estas têm sido a maior preocupação dos mercados nas últimas semanas e o Facebook é um evento não recorrente”, acrescentou Antonelli.

O presidente norte-americano, Donald Trump, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, anunciaram esta quarta-feira uma trégua na guerra comercial entre os dois blocos. O acordo alcançado é para a criação de um grupo de trabalho no sentido de avançar para zero taxas alfandegárias nas trocas industriais.

A UE vai aumentar “imediatamente” as importações de soja provenientes dos Estados Unidos, disse Trump, que prometeu rever a questão das taxas alfandegárias que os norte-americanos estão a aplicar ao aço e alumínio europeus, anunciando também a criação “imediata” de um grupo de trabalho.

No mercado cambial, a moeda norte-americana valoriza 0,38% contra o euro para 1,1685 dólares, 0,30% contra a libra para 1,315 dólares e, face à par japonesa, 0,04% para 111,02 ienes. As yields das Treasuries a 10 anos recuam 2,42 pontos base para 2,95%.

[Notícia atualizada às 14h55]

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.