[weglot_switcher]

Acordo de Paris: Saída dos EUA pode aumentar temperatura global em 0,3 graus

Estimativa é referida por Deon Terblanche, especialista da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
  • Mike Segar/REUTERS
2 Junho 2017, 12h24

Em entrevista à Reuters, Deon Terblanche, diretor do Departamento de Pesquisas Atmosféricas e Meio Ambiente da Organização Meteorológica Mundial (OMM) da Organização das Nações Unidas (ONU) estimou que a saída dos Estados Unidos da América do Acordo de Paris poderá provocar um aumento de 0,3 graus Celsius às temperaturas globais até o final do século.

Na última quinta-feira, Donald Trump, Presidente dos Estados Unidos anunciou que os EUA se irão retirar do Acordo Climático de Paris, assinado em 2015 por 195 países.

Contudo, o especialista ressaltou que esta é apenas de uma estimativa, considerando um cenário ainda pior. Ainda não existe um modelo climático considerando o impacto da decisão de Trump, já que os EUA, até a administração passada, lideravam os esforços globais no combate às mudanças climáticas.

Concluído em 12 de dezembro de 2015 na capital francesa e assinado por 195 países, o acordo climático de Paris entrou formalmente em vigor em 4 de novembro de 2016, com o intuito de limitar a subida da temperatura mundial, através da redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Portugal ratificou o Acordo de Paris em 30 de setembro de 2016, tornando-se o quinto país da União Europeia a fazê-lo e o 61º do mundo.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.