[weglot_switcher]

Acordo do Brexit deverá chegar nas próximas “sete ou oito horas”, garante Donald Tusk

O acordo deverá ser votado no arranque do Conselho Europeu que vai ter ínicio esta quinta-feira. Donald Tusk garante que a primeira versão do documento vai chegar nas próximas horas.
16 Outubro 2019, 15h59

Donald Tusk anunciou esta quarta-feira que um acordo formal para o Brexit deverá ser apresentado ainda hoje e que poderá ser votado durante o Conselho Europeu (CE) que arranca na quinta-feira.

“Teoricamente falando, nas próximas sete ou oito horas deverá ficar tudo esclarecido”, afirmou o presidente do CE em declarações aos jornalistas. “Ainda estão a ser feitas algumas alterações, mas as bases do acordo já estão prontas e teoricamente poderemos votar num acordo amanhã”, anunciou.

Porém, não deixou de comentar a hesitação por parte da comitiva inglesa. “Ontem estava preparado para apostar [que chegaríamos a acordo], mas hoje voltaram a surgir dúvidas por parte dos britânicos”, criticou.

Em causa estão as alfândegas marítimas na ilha da Irlanda . De acordo com documentos preliminares divulgados pela imprensa britânica, o governo irlandês e o Executivo de Boris Johnson chegaram a um consenso sobre o backstop e concordaram que deveria haver uma alfândega nos portos marítimos da Irlanda do Norte, uma proposta que tinha sido recusada por por Theresa May, antecessora de Johnson, que na altura afirmou que nenhum primeiro-ministro britânico poderia aceitar semelhante solução.

Esta manhã, o primeiro ministro irlandês Leo Varadkar afirmou que as negociações foram capazes de resolver problemas que estavam a impedir que se chegasse a uma resolução do divórcio entre Londres e os 27. “Está tudo a ir a direção correcta, mas  já devem ter reparado que, com o Brexit e, principalmente, com nossos parceiros britânicos, tudo é possível”, rematou Tusk.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.