[weglot_switcher]

Açores: Actividade sísmica aumentou este sábado a norte do arquipélago

Foram registados quatro abalos de magnitude superior a quatro graus na escala de Richter em menos de duas horas. Nenhum terá sido sentido pela população.
14 Abril 2018, 23h28

A actividade sísmica na Crista Média Atlântica, a norte dos Açores, tem registado desde a tarde de hoje um aumento da ocorrência de sismos, mas nenhum foi sentido pela população face à distância do arquipélago daquela região.

“Desde meio da tarde de hoje que há um incremento da actividade sísmica na Crista Média Atlântica marcado pela ocorrência de sismos com uma magnitude superior a quatro na escala de Richter, mas nenhum sentido pela população face à distância do arquipélago” daquela “região epicentral”, disse Teresa Ferreira, do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), em declarações à agência Lusa.

Segundo a página na internet do CIVISA, foi registado um sismo de 4.3 graus de magnitude na escala de Richter pelas 18h34, seguido um minuto depois por um novo abalo de 4.2 graus. Desde as 16h53 deste sábado, houve um total de quatro sismos acima de quatro graus.

Teresa Ferreira explicou que a Crista Média Atlântica “é uma estrutura activa através da qual se dá a formação da nova crosta oceânica e estes processos têm associada actividade sísmica”, pelo que “é frequente serem registados sismos ao longo de toda a extensão”.

A crista corresponde naquela região à fronteira entre a placa norte-americana e as placas euro-asiática e africana.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.