[weglot_switcher]

Açores, ilha da Madeira e continente com risco muito elevado de exposição UV

Portugal está hoje com índice de radiação ultravioleta muito elevado, com exceção da ilha de Porto Santo, que apresenta um índice elevado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
10 Agosto 2018, 08h06

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê hoje para Portugal continental vento quadrante norte mais intenso no litoral oeste e terras altas e pequena subida da temperatura máxima.

Para os Açores é esperado céu geralmente pouco nublado, vento fraco a bonançoso nos grupos Oriental e Central e bonançoso a moderado no grupo ocidental.

A Madeira vai ter céu com períodos de muita nebulosidade, havendo a possibilidade de aguaceiros fracos nas vertentes norte e zonas montanhosas até ao meio da manhã.

O vento vai soprar moderado a forte e, por vezes, com rajadas no extremo leste da ilha da Madeira e nas zonas montanhosas. Está prevista uma pequena descida da temperatura mínima.

Lisboa vai atingir hoje os 29º Celsius, Ponta Delgada os 26º e o Funchal 28º.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.