[weglot_switcher]

Adapttech: Startup biomédica fundada em Portugal entra no mercado norte-americano

A Adapttech, uma startup biomédica fundada no Porto, conseguiu a aprovação pela FDA (o regulador americano) de várias próteses e está a operar no mercado norte-americano desde este mês.
1 Outubro 2019, 07h49

As novas próteses representam um investimento de dois milhões de euros e foram desenvolvidas pela equipa de investigadores da Adapttech, nos laboratórios no Porto. Na empresa trabalham 15 pessoas. O mercado norte-americano e europeu de próteses está avaliado em cinco mil milhões de euros ano, servindo um total de 6,5 milhões de pessoas amputadas nos membros inferiores.

As novas próteses baseiam-se numa nova tecnologia, o sistema Insight, que combina laser scanning, tecnologia wearable e uma aplicação móvel que torna mais rápido e fácil o ajuste da prótese ao membro inferior e permite monitorizar o processo de reabilitação do paciente.

A Adapttech foi fundada em 2015 por Frederico Carpinteiro e Mario Espinoza, dois engenheiros biomédicos formados na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Em 2016, obtiveram um investimento da Hovione Capital, o único investidor em Portugal totalmente especializado no setor da Saúde, que lhes permitiu transformar o protótipo inicial num produto final pronto a ser comercializado.

A Hovione Capital é um investidor em Portugal totalmente especializado no setor da Saúde. Esta sociedade de capital de risco, fundada em 2015, investe em projetos inovadores no sector da Saúde por toda a Europa, tendo já investido cerca de 2,5 milhões de euros em seis empresas, quatro em Portugal e duas no Reino Unido.  Começou por investir em dispositivos médicos e saúde digital, mas posteriormente a sua tese de investimento foi alargada para incluir também potenciais novos produtos terapêuticos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.