[weglot_switcher]

Adel Taraabt foi um exemplo de liderança na Web Summit e nem precisou de lá ir

“Comprámos um jogador que mudou tudo. Um tipo, que se tornou no líder da equipa”, revelou Alejandro Agag, que investiu no Queens Park Rangers. “Tínhamos um treinador que foi suficientemente inteligente para reparar nisso e basicamente disse aos jogadores que ocupavam posições antes do meio-campo para defender, e aos jogadores que jogassem depois do meio-campo, para passar a bola a este jogador”, contou na palestra “Lições do desporto sobre liderança”, esta terça-feira, na Web Summit.
5 Novembro 2019, 18h27

Pouco depois das 14h00 da tarde desta terça-feira, 5 de novembro, o atual jogador marroquino do Sport Lisboa e Benfica foi mencionado como um exemplo de liderança por Alejandro Agag, o espanhol que criou a Fórmula E e que falou numa palestra sobre “Lições do desporto sobre a liderança”, no palco Sports Trade da Web Summit.

Questionado sobre exemplos de liderança, Alejandro Agag contou uma história que quase assume contornos de fábula. “Há uns anos, os meus amigos e eu tivemos uma ideia maluca de comprar um clube de futebol”, lembrou o espanhol. “O objetivo era pegar num clube da segunda divisão inglesa [The Championship] e levá-lo para a primeira divisão [The Premier League] em quatro anos”, explicou Alejandro Agag.

Mas, durante os três primeiros anos, o projeto estava longe de conseguir as metas traçadas por Alejandro Agag e os seus parceiros de negócio – o italiano Flavio Briatore e o britânico e ex-patrão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone. “Estivemos resvés Campo de Ourique para descer de divisão”, disse.

No entanto, um dia, tudo se alterou. “Comprámos um jogador que mudou tudo. Um tipo, que se tornou no líder da equipa”, revelou Alejandro Agag. “Tínhamos um treinador que foi suficientemente inteligente para reparar nisso e basicamente disse aos jogadores que ocupavam posições antes do meio-campo para defender, e aos jogadores que jogassem depois do meio-campo, para passar a bola a este jogador”, contou Alejandro Agag.

A partir daí, a equipa de futebol – que se veio a saber mais tarde durante a palestra que se trava do clube londrino Queens Park Rangers (QPR) – começou a “ocupar o primeiro lugar da tabela” e “chegámos à Premier League.

O QPR subiu à Premier League na época 2011/2012, depois de ter vencido o Championship na época anterior.

Questionado pelo moderador da palestra, Miguel Delaney, chief football writer do “The Independent” sobre quem é que era este jogador, Alejandro Agag respondeu: “Adel Taraabt”. “Foi o Favio Briatore que o descobriu e nós compramo-lo”, disse o espanhol. “Estávamos sempre a comprar jogadores e, de repente, este miúdo fez toda a diferença”.

“Isto demonstra que, até num jogo de equipa, a liderança é um elemento-chave para o sucesso. E, muitas vezes, um indivíduo apenas faz a diferença toda”, vincou Alejandro Agag.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.