[weglot_switcher]

Adesão ao último dia de greve no metro de Lisboa foi de 45%

“O Metropolitano de Lisboa encontra-se recetivo à discussão das propostas apresentadas pelas entidades sindicais, sendo as mesmas objeto de negociação”, garante a empresa.
28 Outubro 2021, 16h45

A adesão à greve desta quinta-feira no Metropolitano de Lisboa, o segundo dia de uma paralisação de dois dias marcada para esta semana, foi de menos de metade dos trabalhadores abrangidos (45,37%), mas ultrapassou a percentagem registada na anteontem.

A greve compreendeu o período entre as 05h00 e as 09h30 para a generalidade dos trabalhadores e o intervalo temporal entre as 09h30 às 12h30 para os administrativos e técnicos superiores, sendo que aí estavam escalados 908 trabalhadores.

“O Metropolitano de Lisboa encontra-se recetivo à discussão das propostas apresentadas pelas entidades sindicais, sendo as mesmas objeto de negociação”, garante a empresa de transportes, em comunicado divulgado esta tarde.

Na terça-feira, a adesão à greve parcial no metropolitano da capital foi de 42,62%, entre 922 trabalhadores que estavam destacados para operar entre as 05h00 e as 09h30 e para os administrativos e técnicos superiores para entre as 09h30 e as 13h30.

A greve foi convocada pela Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) como forma de protesto contra o congelamento salarial dos funcionários desta empresa e pela exigência do preenchimento imediato do quadro operacional e das progressões na carreira. O pré-aviso prevê ainda uma paragem na próxima terça-feira, 2 de novembro, e uma greve de 24 horas daqui a exatamente uma semana, a 4 de novembro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.