[weglot_switcher]

AEP e COSEC assinam acordo de cooperação para aumentar exportações e internacionalização das empresas

O acordo, que será assinado no dia 25 de setembro, pelo Presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida e pela Presidente da COSEC, Maria Celeste Hagatong, e “tem como objetivo o incremento das exportações de bens e serviços de origem portuguesa e a diversificação dos mercados de exportação, sobretudo mercados de maior risco.
22 Setembro 2017, 14h07

A AEP – Associação Empresarial de Portugal e a COSEC – Companhia de Seguro de Créditos vão criar instrumentos de cooperação para fomentar a competitividade das empresas nacionais, anuncia a associação em comunicado a entidade liderada por Paulo Nunes de Almeida.

A aliança entre a associação e a companhia de seguros de crédito consiste em criar condições para aumentar as exportações, mesmo para países de maior risco, havendo seguros de crédito adaptados aos mercados e às indústrias.

Com esse objetivo, ou seja para desenvolver os instrumentos e as iniciativas necessárias para esse fim, as duas instituições vão assinar, no dia 25 de setembro, às 16 horas, no Edifício de Serviços da AEP, em Leça da Palmeira, “um acordo para definir linhas de atuação com o objetivo de aumentar as exportações e apoiar as empresas no processo de internacionalização”.

O acordo, que será assinado pelo Presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida e pela Presidente da COSEC, Maria Celeste Hagatong, e “tem como objetivo o incremento das exportações de bens e serviços de origem portuguesa e a diversificação dos mercados de exportação, sobretudo mercados de maior risco, através da divulgação de produtos de seguro de créditos, sua adaptação aos mercados e às indústrias e da criação de focus groups para o efeito”, refere o comunicado.

Durante os últimos 10 anos, Maria Celeste Hagatong foi membro não executivo do Conselho de Administração da COSEC, em representação do BPI, e no fim de julho assumiu a presidência da companhia de seguros.

A Cosec é a seguradora de créditos e de caução, equitativamente detida pelo Banco BPI, o quarto maior Banco Português, e pela Euler Hermes, líder mundial em seguro de créditos com uma quota global de 35%. É a companhia mandatada pelo Estado português para analisar o risco e fazer a gestão da carteira dos seguros de créditos, seguros-caução e seguro de investimento português no estrangeiro, com prévia garantia do Estado, atuando por isso, na qualidade de agência de créditos à exportação portuguesa.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.