[weglot_switcher]

AEP em Madrid com a indústria automóvel

Espanha é o principal parceiro da indústria portuguesa de componentes automóveis – um setor que está a passar por dificuldades no capítulo das exportações.
20 Outubro 2025, 11h30

A AEP – Associação Empresarial de Portugal, em parceria com a AFIA – Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, vai participar com um grupo de empresas da indústria dos componentes automóveis, entre os dias 21 e 22 de outubro, na 3.ª edição da AMM – Automotive & Manufacturing Meetings Madrid, que se realiza em Espanha, um mercado que tem 17 fábricas de construção automóvel, entre as mais eficientes e automatizadas da Europa.

“Por um lado, a AMM é o único evento de matchmaking realizado em Madrid, exclusivamente dedicado ao fornecimento para a indústria automóvel, reunindo os principais intervenientes da cadeia de valor. Por outro lado, Espanha é o principal parceiro da indústria portuguesa de componentes automóveis e a indústria automóvel espanhola é uma referência fora das suas fronteiras, ocupando a segunda posição no ranking de fabricantes de veículos automóveis na Europa – apenas atrás da Alemanha – e a nona posição a nível mundial”, recorda o presidente do Conselho de Administração da AEP, Luís Miguel Ribeiro, citado em comunicado.

Em 2024, a indústria portuguesa de componentes para automóveis registou um volume de negócios de 14,3 mil milhões de euros, confirmando a sua relevância no setor exportador nacional. As exportações atingiram 12,1 mil milhões de euros, com a Espanha a ocupar a posição de principal destino das vendas externas.

No que respeita à produção automóvel mundial, em 2024, foram fabricados 92,5 milhões de veículos, abrangendo ligeiros de passageiros, comerciais ligeiros, comerciais pesados e pesados de passageiros. A Europa contribuiu com 17,2 milhões de unidades.

Os dados mostram que cerca de 98% dos modelos automóveis produzidos na Europa têm componentes feitos em Portugal. Este é um número que evidencia a competitividade da indústria portuguesa de componentes para automóveis.

Durante os dois dias as empresas portuguesas vão ter reuniões individuais, já agendadas, com responsáveis de produção, engenharia, compras, aprovisionamento, prestadores de serviço, entre outros. Uma oportunidade para as empresas contactarem com fornecedores, mostrando capacidades e serviços.

“A AMM é uma importante feira do setor – a última edição, em 2023, contou com a presença de 15 países, 200 empresas expositoras, 600 participantes e 4 mil reuniões B2B -, onde está representada a cadeia de valor da indústria automóvel. Em termos de mercado, Espanha é um país atrativo, por isso a AEP organiza, em parceria com a AFIA, a participação na AMM desde a 1.ª edição, em 2019. Esta será a terceira participação no evento”.

Em 2024, o projeto Business on the Way (BOW) promoveu a participação de 180 empresas em 27 ações, entre feiras internacionais e missões empresariais, em 20 mercados distintos, desde os Emirados Árabes Unidos ao Brasil, Singapura, Alemanha, Canadá e Estados Unidos, ou em missões empresariais em mercados menos tradicionais, como a Geórgia, a Arménia, o Azerbaijão, a Letónia e a Estónia ou Austrália e a Nova Zelândia.

Desde 1990, ano em que deu início, de uma forma sistemática, à realização de ações de internacionalização, a AEP já organizou, individualmente ou através de parcerias com outras entidades, largas centenas de ações em mercados externos.


Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.