[weglot_switcher]

AEP organiza missão empresarial à Bielorrússia

A comitiva da Associação Empresarial de Portugal desloca-se esta segunda-feira para Minsk para procurar oportunidades de negócio, nomeadamente nas indústrias de maquinaria, cerâmica e vidro, equipamentos, vinhos e licores e descasque e branqueamento de arroz.
16 Setembro 2019, 07h38

A Associação Empresarial de Portugal (AEP) lidera a partir desta segunda-feira a sua terceira missão empresarial à Bielorrússia para estabelecer contactos com potenciais parceiros locais e apresentar oportunidades de negócio no país.

Entre os dias 16 e 20 de setembro a comitiva da AEP permanecerá na cidade de Minsk para estar presente em diversas reuniões, procurando demonstrar o “potencial” que têm as indústrias de maquinaria, cerâmica e vidro, equipamentos, vinhos e licores e descasque e branqueamento de arroz em Portugal.

A associação, que esteve na Bielorrússia em 2015 e em 2016, considera refere que esta nação da Europa de Leste quer “diversificar os seus parceiros de importação, reduzir o grau de dependência do seu vizinho russo e que começa a voltar-se para a União Europeia em busca de novos fornecedores”. Para a AEP, trata-se de uma “plataforma importante” para outros mercados, nomeadamente por ter livre acesso à Rússia, ao Cazaquistão e à Arménia

“A Bielorrússia é um dos mercados economicamente mais atrativos do Leste Europeu. Apresenta estabilidade política, uma economia aberta, impostos baixos, um mercado, de consumo com uma grande dependência das importações e uma posição geográfica privilegiada”, assegura a entidade liderada por Luís Miguel Ribeiro.

A Bielorrússia tem 9,5 milhões de consumidores e, no ano passado, viu o seu volume de negócios com a União Europeia crescer 19,6%, para os 17,3 mil milhões de dólares (cerca de 16 mil milhões de euros).

A nova missão a este país europeu reúne as seguintes organizações: Arcen Engenharia Quinta das Arcas – Sociedade Agrícola; a Habidom – Sinalização Rodoviária; a Valente Marques e  a VibroSystems – Positioning and Feeding Parts Technology .

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.