Aeroporto do Montijo apresentado a 15 de fevereiro

O novo aeroporto na margem sul do Tejo vai dar resposta ao crescente fluxo de operações no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

Cristina Bernardo

Já é conhecida a data oficial em que o Governo e a ANA vão assinar o memorando de entendimento para dar início ao desenvolvimento dos estudos necessários à construção do novo aeroporto no Montijo. Segundo o ‘Jornal de Negócios’, a apresentação do projeto será feita no próximo dia 15 de fevereiro.

A ideia de transformar a base aérea do Montijo num aeroporto comercial foi pensada pelo Governo como forma de dar resposta à saturação das operações no aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. O ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, quer que o novo aeroporto esteja operacional, o mais tardar, em 2019.

No ano passado, o aeroporto Humberto Delgado registou um novo recorde anual de passageiros com um aumento de 11,7% face a 2015 (22,4 milhões). Também o fluxo de chegadas e partidas de aviões disparou 10,2%, fixando-se em 16.597 movimentos.

A cerimónia de apresentação do novo aeroporto vai contar com as presenças do primeiro-ministro, António Costa, e do CEO da Vinci Concessions, a concessionária que controla a ANA, Nicolas Notebaert.

Relacionadas

Governo não quer Montijo só com voos low cost

Além de plataforma para voos low cost, o novo terminal irá servir, também, para empresas de carga aérea e companhias de bandeira. Autarquia pede 15 milhões para melhorar acessos a Lisboa.

ANA e Governo assinam memorando sobre Montijo a meio de fevereiro

O Governo escolheu a solução da base da margem sul para aumentar os voos com destino a Lisboa e pretende ter o aeroporto operacional para receber passageiros civis no final de 2018, avança o Expresso.
Recomendadas

Trabalhadores da TSF ameaçam com greve se Global Media não esclarecer reestruturação do grupo

Os trabalhadores da rádio TSF ameaçaram recorrer à greve se a administração da Global Media não esclarecer dentro de dez dias questões relacionadas com a anunciada reestruturação do grupo.

PremiumGuestReady gere alojamentos no valor de 51 milhões em Portugal

Empresa de gestão de alojamentos locais gere imóveis avaliados em mais de mil milhões de euros. É preciso pensar em grande”, diz o fundador.

PremiumCTO da Altice Portugal: “A IA vai ser fundamental para o nosso negócio”

Luís Alveirinho, o Chief Technology Officer (CTO) da Altice Portugal, falou ao Jornal Económico sobre os grandes investimentos da operadora e da comercialização do 5G em Portugal.
Comentários