[weglot_switcher]

Afinal, Mário Centeno ainda poderá ser escolhido para o FMI

Ministério das Finanças francês negou esta segunda-feira que a lista de candidatos ao cargo de Christine Lagarde tenha sido reduzida a três nomes.
  • Flickr/Plamen Stoimenov (EU2018BG)
29 Julho 2019, 16h15

Mário Centeno poderá ainda estar na corrida à presidência do Fundo Monetário Internacional (FMI). O porta-voz do Ministério das Finanças francês negou esta segunda-feira que a lista de candidatos ao posto de Christine Lagarde tenha sido reduzida a três nomes, refere a “Bloomberg”.

A notícia surge depois de ter vindo a público, pela mesma agência noticiosa e pelo jornal britânico “Financial Times”, que o presidente do Eurogrupo e ministro das Finanças português já não estaria na lista de potenciais sucessores de Christine Lagarde. Além de Mário Centeno também a espanhola Nadia Calviño teria sido excluída. Contudo, Paris recusa que os candidatos da Península Ibérica já não sejam uma opção.

Entre hoje e amanhã decorre uma ronda de negociações para escolher o(a) próximo(a) líder do FMI que está a ser conduzida pelo ministro francês das Finanças, Bruno Le Maire, em representação da União Europeia. Segundo fontes da mesma agência noticiosa, a França está a apoiar a diretora executiva do Banco Mundial, Kristalina Georgieva.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.