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Agências de viagens de Cabo Verde consideram que Taxa de Segurança Aeroportuária beneficia grandes emissoras de turistas

“É convicção da AAVTCV e seus associados que, assim como está, a maioria das agências de viagens cabo-verdianas não estarão em condições de beneficiar da mesma”, alerta a Associação das Agências de Viagens de Cabo Verde.
4 Janeiro 2019, 12h04

A Associação das Agências de Viagens de Cabo Verde (AAVTCV) considera que Taxa de Segurança Aeroportuária (TSA), que entrou em vigor a 1 de janeiro, vai beneficiar essencialmente as grandes agências emissoras de turistas. Num comunicado enviado aos órgãos de comunicação social, a associação aponta que encara com normalidade a entrada em vigor da TSA, mas que são as grandes agências emissoras de turistas a receber os dividendos.

“É convicção da AAVTCV e seus associados que, assim como está, a maioria das agências de viagens cabo-verdianas não estarão em condições de beneficiar da mesma”, uma vez que a maioria das agências existentes em Cabo Verde “não funcionam propriamente como agências de turismo (…). O que equivale dizer que este novo quadro deverá beneficiar essencialmente as grandes agências emissoras de turistas”.

Apesar da reclamação de serem as grandes agências emissoras de turistas a receber os dividendos da TSA, a AAVTCV encara com normalidade a entrada em vigor da nova taxa. Na mesma nota, a associação aponta um conjunto de medidas que está a tomar para a “médio e longo prazo” criar as condições favoráveis para os seus associados beneficiar deste novo quadro de regulamentação da entrada de turistas e estrangeiros em Cabo Verde.

Como alternativa para ultrapassar a situação, a associação aponta a implementação de “um programa de fomento empresarial e que possa ajudar as agências nesta necessária modernização e ampliação dos seus negócios e poderem assim acompanhar a evolução do mercado”.

Dentro dessa estratégia, a AAVTCV refere que já foram estabelecidos contactos com “a congénere de Macau para uma forte parceria e que inclui formação dos seus quadros associados, como também uma representação da AAVTCV, e também conseguir uma melhor promoção do destino Cabo Verde junto desta e outras regiões chinesas.

Com a embaixada russa em Cabo Verde, a AAVTCV afirma que está a pôr de pé uma estratégia de comunicação virada para os operadores e turistas russos e com o Turismo de Portugal para “trazer mais negócios para os pequenos operadores do ramo em Cabo Verde”.

As reclamações da AAVTCV surgem na sequência da parceria entre o governo e a Câmara de Comercio de Turismo de Cabo Verde (CTCV), que atribui às agências de viagens autorização de efetuarem a inscrição colética de turistas na plataforma online de viajantes (www.ease.gov.cv.). Para a prestação deste serviço, as agências de viagens vão receber seis euros do Estado para cada inscrição feita na plataforma.

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