PremiumAgustina Bessa-Luís – Uma autora incómoda que tinha a sabedoria da velha perdiz

É tida como a maior romancista portuguesa de sempre, graças a obras como “A Sibila”, mas foi ao Bambi que recorreu na hora de explicar à filha o que é mais importante: resistir a levantar voo quando se ouvem os tiros. Morreu aos 96 anos, na passada segunda-feira, mas deixara de escrever há 13 anos, levada ao silêncio pela doença.

Agustina Bessa-Luís nasceu em Vila Meã, Amarante, a 15 de outubro de 1922, e teve uma carreira de escritora com mais de 50 obras publicadas ao longo de quase 60 anos. Autora de romances que têm sido considerados “ficções historiográficas”, publicou o primeiro livro, “Mundo Fechado”, em 1949, ainda a tempo de ter a chancela do conceituado Teixeira de Pascoaes, e o último em 2006, intitulado “A Ronda da Noite”, como o quadro do Rembrandt.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

10 mandamentos gastronómicos da Quinta do Lago

Um verdadeiro portfólio gastronómico. Esta é a promessa de tudo aquilo que poderá encontrar na Quinta do Lago. Em cada uma das opções, uma experiência surpreendente. É que, aqui, a Natureza e o luxo andam de mãos dadas.

Trump responde a capitã da seleção feminina de futebol: “Agora estou a convidar a equipa, ganhe ou perca”

“Sou um grande fã da equipa americana, e de futebol feminino, mas Megan [Rapinoe] deve ganhar primeiro antes de falar”, acusa o presidente dos EUA.

Pechincha? Mini-castelos do estilo Disney à venda na Turquia por 350 mil euros

Procura uma casa de férias na região do Mar Negro na Turquia? Gosta dos contos da Disney? Por 350 mil euros, estas casas podem ser ideais para si.
Comentários