[weglot_switcher]

AHRESP. Certificado digital deve permitir funcionamento sem restrições de restaurantes e reabertura de discotecas

A AHRESP “considera mesmo que as empresas de restauração, similares e do alojamento turístico devem poder utilizar esta ferramenta para funcionar em pleno, sem restrições de horários”.
6 Julho 2021, 11h06

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) pediu, esta terça-feira, que o certificado digital devia permitir o funcionamento sem restrições aos restaurantes. A associação pretende ainda que as discotecas sejam reabertas utilizando este sistema.

Em comunicado a AHRESP sublinhou que “com o avanço do processo de vacinação em Portugal e a facilitação das deslocações permitidas pelos certificados digitais, através dos quais se pode controlar a realização e respetivos resultados de testagem, o nível de vacinação ou, também, a  recuperação por Covid-19, é hoje mais simples e seguro evitar a propagação por Covid-19”.

“A AHRESP considera mesmo que as empresas de restauração, similares e do alojamento turístico devem poder utilizar esta ferramenta para funcionar em pleno, sem restrições de horários, ou para reabrir negócios atualmente fechados, como a animação noturna”, referiu a associação.

Desde sexta-feira, 3 de julho, 45 concelhos de Portugal que voltaram a ter uma limitação de circulação na via pública. Na Área Metropolitana de Lisboa está ainda proibida a entrada e saída entre as 15:00 de sexta-feira e as 06:00 de segunda-feira e os estabelecimentos têm de encerrar às 15h30 no sábado e domingo.

Os dados mais recentes da Direção Geral de Saúde (DGS) relativamente à Covid-19 demonstram que há um aumento significativo de hospitalizações. Existem mais 46 doentes internados, elevando para 613 o número total. A informação revelada pela DGS na segunda-feira indica ainda que registaram-se, nas últimas 24 horas, 1483 novos casos de covid-19 em Portugal e cinco mortes.

Tendo em conta o número de casos a ministra da Saúde previu, na segunda-feira, que se a situação pandémica se mantiver o número de infeções irá duplicar.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.