[weglot_switcher]

Ainda vai de férias para o estrangeiro? Simplifique os pagamentos lá fora

Se vai viajar para um país fora da zona euro é importante que pense sobre a forma de pagamento que irá utilizar. A Caixa Geral de Depósitos deixa-lhe três dicas para facilitar as suas transações no estrangeiro.
11 Setembro 2018, 13h00

Viajar para o estrangeiro, em lazer ou negócios, implica alguma preparação, especialmente se o destino de eleição ficar fora da zona euro. Se o seu destino for um país da União Europeia e que tenha aderido à moeda única, então, não tem que se preocupar: pode utilizar os seus cartões para efetuar pagamentos. O ‘Saldo Positivo’, o website de finanças pessoais da Caixa Geral de Depósitos, deixa-lhe três dicas para realizar pagamentos no estrangeiro sem complicações.

  • Comprar moeda

Antes de partir em viagem poderá comprar moeda no banco ou em agências de câmbio, que estejam registados no Banco de Portugal (BdP). Por regra, as instituições de crédito disponibilizam duas hipóteses para trocas monetárias: movimentação de conta (ou seja, em vez de se dirigir ao banco com notas na mão pode dar uma ordem à sua instituição bancária para que lhe retire a quantia desejada através de débito direto) e levantamento de dinheiro ao balcão (onde pode depois trocá-lo pela divisa desejada – caso opte por esta opção, terá de pagar uma comissão superior, mesmo sendo cliente do banco ou não).

  • Quanto é a taxa de câmbio? Como posso calcular o valor em euros?

Na prática, os bancos ou agências de câmbio são livres para fixar as taxas de câmbio que querem aplicar, mas os valores de venda e compra têm de estar devidamente publicitados. O BdP divulga diariamente as taxas de câmbio de referência definidas pelo Banco Central Europeu mas, tal como o próprio nome indica, são de referência e meramente informativas. Ainda assim, se vai viajar para um país fora da zona euro e queira ter uma ideia da cotação da moeda local poderá usar o conversor do banco central.

  • Posso levantar dinheiro ou fazer pagamentos com o cartão?

Fora de Portugal, poderá levantar dinheiro se a caixa automática tiver a identificação de uma das marcas constantes no cartão. Os cartões são aceites nos caixas automáticos das respetivas redes – isto é, as redes que têm acordo com uma das marcas que constam no cartão. Antes de introduzir o cartão na máquina, verifique as marcas. Relativamente a pagamentos feitos através de um terminal de pagamento automático, o princípio é o mesmo: o seu cartão só será validado caso os comerciantes tenham contrato com a rede internacional que consta no seu cartão.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.