[weglot_switcher]

Albuquerque faz novo apelo para manutenção dos fundos europeus e de taxas de co-financiamento

O governante rejeitou ainda cortes nos apoios à renovação da frota pesqueira, e ainda o corte de 3,9% do POSEI.
18 Novembro 2019, 15h27

O presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, voltou a insistir na manutenção dos fundos europeus para a política de coesão, para a região, bem como a taxa de co-financiamento a 85%, desta vez durante uma reunião, em Bruxelas, com a representante permanente da Finlândia junto da União Europeia.

O governante deixou ainda claro a sua rejeição a retirada de apoios à renovação da frota pesqueira, alertando que no caso da região é “imperioso renovar as nossas frotas” para assegurar esta actividade e permitir a renovação geracionais e a integração de jovens pescadoras.

Foi ainda transmitido por Albuquerque a rejeição do parte do Governo Regional do corte de 3,9% do POSEI, e que esta intenção mostra o desinvestimento e de aprofundamento do isolamento das RUP ao nível da Política Agrícola Comum.

O governante disse ainda que os fundos comunitários permitem a regiões ultraperiféricas, como a Madeira, terem uma “verdadeira igualdade de oportunidades” no seio da União Europeia.

Albuquerque está entre esta segunda-feira e terça-feira no Encontro Intercalar de Presidentes das Regiões Ultraperiféricas.

Esta reunião tem como um dos seus objectivos a assinatura de uma declaração política entre França, Espanha e Portugal, e as suas nove regiões ultraperiféricas, reforçando os argumentos políticos relativamente às negociações do próximo quadro de apoio dos fundos comunitários.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.