[weglot_switcher]

Alemanha e Espanha defendem “distribuição justa” de migrantes e refugiados

Pedro Sánchez e Angela Merkel tiveram este sábado um almoço de trabalho em Sanlúcar de Barrameda, província de Cádiz), durante o qual discutiram uma aliança estratégica para enfrentar o desafio migratório na União Europeia.
11 Agosto 2018, 17h51

O chefe de Governo espanhol e a chanceler alemã, reunidos este sábado na Andaluzia, defenderam uma “distribuição justa” dos migrantes e refugiados e prometeram apresentar uma visão comum na próxima cimeira da União Europeia.

Pedro Sánchez e Angela Merkel tiveram este sábado um almoço de trabalho em Sanlúcar de Barrameda, província de Cádiz), durante o qual discutiram uma aliança estratégica para enfrentar o desafio migratório na União Europeia.

“Nenhum país pode sacudir a água do capote. É um desafio para todos”, disse a chanceler alemã, citada pelo jornal espanhol El Mundo.

Os dois líderes já tinham chegado a um acordo, que entra este sábado em vigor, no qual Espanha se compromete a acolher de volta os migrantes registados no seu território, mas que conseguem entrar depois na Alemanha, através da fronteira com a Áustria.

A Alemanha tem tentado fazer acordos bilaterais para parar a migração secundária em direção ao seu território, mas ainda só o conseguiu fazer com Madrid. As negociações com os governos de Grécia e Itália prosseguem.

Sánchez e Merkel anunciaram uma posição comum e um apoio mútuo à gestão dos fluxos migratórios, numa aliança a que juntam França e Portugal.

Segundo o El Mundo, Sánchez conseguiu o apoio expresso de Merkel para a que a União Europeia reforce a ligação com Marrocos (origem da maioria dos migrantes que chegam à costa espanhola), estabelecendo acordos e oferecendo apoio económico para controlo das fronteiras.

Os dois países comprometeram-se a “intensificar o diálogo e a cooperação com os países de origem e de trânsito” de migrantes e refugiados, “principalmente com Marrocos”, disse Sánchez, citado pela agência AFP.

“Catorze quilómetros separam a costa de Espanha – e, consequentemente, a Europa – do Norte de África, mas há uma distância infinitamente maior em termos de desenvolvimento”, declarou o chefe do Governo espanhol.

“Reduzir a profundidade desse abismo de desigualdade deve ser uma das principais tarefas da União Europeia”, sustentou.

Este foi o segundo encontro bilateral entre Sánchez e Angela Merkel, com o objetivo concertar estratégias para a cimeira europeia agendada para o próximo mês, em Salzburgo, na Áustria.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.