[weglot_switcher]

Alemanha estende pacote de estímulos e França prepara plano de recuperação económica de 100 mil milhões de euros

Governo de Merkel vai prolongar validade de medidas de combate aos efeitos da pandemia da Covid-19, alocando mais cerca de dez mil milhões de euros em apoios ao trabalho de curta duração. Por seu turno, o Governo francês vai apresentar no dia 3 de setembro um plano de recuperação económica.
26 Agosto 2020, 10h52

A Alemanha e a França vão aprofundar o combate à pandemia da Covid-19 para mitigar os efeitos do surto epidemiológico do novo coronavírus. O governo de Angela Merkel decidiu prolongar um programa de combate à pandemia, que inclui medidas-travão aos despedimentos, alocando mais cerca de dez mil milhões de euros. Já a França prepara-se para anunciar um plano de recuperação económica de 100 mil milhões de euros.

De acordo com a Bloomberg, os partidos SPD e CDU, que suportam o governo coligado de Merkel, fecharam um acordo na noite de terça-feira que permite estender um pacote de medidas de combate aos efeitos da pandemia, incluindo o prolongamento de subsídios ao trabalho de curta duração e o congelamento das regulamentações referentes à insolvência.

Inicialmente, o prazo dos referidos subsídios terminaria em março de 2021. Agora, os trabalhadores abrangidos pelos subsídios ao trabalho de curta duração vão beneficiar desse apoio até ao final do próximo ano. Este tipo de subsídios permitem às pequenas e médias empresas que mantenham os trabalhadores durante uma crise económica.

Também foram ampliadas as medidas ajudam as empresas a evitar falências, com as empresas que enfrentam graves problemas financeiros a serem autorizadas a adiar os pedidos de insolvência até o final de 2021.

Este reforço e prolongamento surgiu no mesmo dia em que foi revelado que o PIB da Alemanha caiu 9,7% no segundo trimestre do ano – o declínio mais acentuado desde 1970.

Este prolongamento do programa de combate à pandemia acresce ao pacote de estímulos de 130 mil milhões de euros, apresentado pelo governo germânico em junho. Três meses antes, em março, o governo de Merkel anunciara várias medidas de combate aos efeitos da pandemia da Covid-19, com um valor global de 750 mil milhões de euros, incluindo emissão de nova dívida e ajudas às empresas e ao sistema de saúde germânico.

A par do que a Alemanha e outros países da União Europeia têm feito, também a França se prepara, agora, para anunciar um plano de recuperação económica em contexto de pandemia. Esta quarta-feira, o primeiro-ministro Jean Castex afirmou à rádio France Inter, citado pela Reuters, que o seu governo vai revelar no dia 3 de setembro um plano no valor de 100 mil milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.