[weglot_switcher]

Alemanha estima receber vacina da Johnson & Johnson em abril

“No início, será uma pequena entrega”, sustentou Spahn, acrescentando que a Alemanha estima receber cerca de 275 mil doses na semana de 12 de abril.
  • Pavlo Gonchar–SOPA Images/LightRocket/Getty Images
27 Março 2021, 15h27

A Alemanha estima receber um primeiro lote da vacina da Johnson & Johnson em meados de abril, revelou o ministro da Saúde, Jens Spahn, este sábado, 27 de março. De acordo com o governante, este lote deverá ser reduzido mas tem como objetivo impulsionar o plano de vacinação alemão, indica a “Reuters”.

“No início, será uma pequena entrega”, sustentou Spahn, acrescentando que a Alemanha estima receber cerca de 275 mil doses na semana de 12 de abril.

“Mas, pelo menos – porque esperámos muito tempo pela primeira entrega da Johnson & Johnson – teremos as primeiras entregas da vacina em meados de abril, e então deverá aumentar para milhões de doses, como é o caso com todas as entregas das vacinas”, admitiu o ministro da Saúde alemão.

A vacina desenvolvida pela farmacêutica Jassen Pharmaceutical, subsidiária da Johnson & Johnson, foi aprovada pela Agência Europeia do Medicamento no passado dia 11 de março, e tornou-se a quarta vacina autorizada a ser administrada na União Europeia, depois das vacinas da Pfizer/BioNTech, AstraZeneca/Oxford e Moderna. A vacina produzida pela subsidiária europeia da Johnson & Johnson é administrada numa única dose, e mostrou uma taxa de eficácia de 66% contra as múltiplas variantes que se encontram em circulação no mundo.

“Com esta última opinião positiva, as autoridades da União Europeia terão outra opção para combater a pandemia e proteger as vidas e a saúde de seus cidadãos”, disse Emer Cooke, diretora-executiva da EMA, na altura da autorização.

Apesar da toma única ser o principal factor diferenciador, a vacina da Johnson & Johnson exige uma menor capacidade de frio para o transporte e armazenamento, enquanto as restantes vacinas já aprovadas para o bloco têm de ser transportadas e guardadas a baixas temperaturas.

A vacina produzida pela Janssen é classificada como uma vacina de vector viral, sendo que os investigadores da farmacêutica utilizaram um vector viral (adenovírus) e trocaram uma parte dos seus genes com os genes da proteína spike do SARS-CoV-2. Quando o adenovírus modificado, este entra nas células que vão ler as instruções genéticas para produzir a proteína necessária.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.