[weglot_switcher]

Alemanha proíbe exportação de armas para a Turquia

A Alemanha exportou armas no valor de 243 milhões de euros para a Turquia em 2018, o que representou quase um terço das suas exportações de armas. Nos quatro primeiros meses de 2019, este valor já tinha ascendido aos 184 milhões.
12 Outubro 2019, 18h13

A Alemanha proibiu a exportação de armas para a Turquia devido ao ataque contra a milícia curda do YPG na Síria, afirmou uma porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão revela a agência “Reuters” este sábado.

A Turquia lançou a operação militar na quarta-feira depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, retirar algumas tropas dos EUA que estavam a apoiar as forças curdas na luta contra o Estado Islâmico.

Os Estados Unidos e a União Europeia já alertaram a Turquia sobre possíveis sanções por causa desta ofensiva.

“No contexto da ofensiva militar turca …, o Governo Federal não emitirá novas licenças para todos os equipamentos militares que possam ser usados ​​pela Turquia na Síria”, referiu o ministro dos Negócios Estrangeiros alemão, Heiko Maas, segundo a porta-voz.

Em resposta, o seu homólogo da Turquia, Mevlüt Cavusoglu, disse que o seu país não se intimida com proibições ou embargos.

“Não importa o que alguém faça, não importa se é um embargo de armas ou qualquer outra coisa, isso apenas nos fortalece”, afirmou à estação de rádio alemã “Deutsche Welle” antes da publicação das declarações de Heiko Maas.

“Mesmo que os nossos aliados apoiem ​​a organização terrorista, mesmo que estejamos sozinhos, mesmo que um embargo seja imposto, não importa o que façam, a nossa luta é contra a organização terrorista”, realçou Mevlüt Cavusoglu.

A Alemanha exportou armas no valor de 243 milhões de euros para a Turquia em 2018, o que representou quase um terço das suas exportações de armas. Nos quatro primeiros meses de 2019, este valor já tinha ascendido aos 184 milhões de euros, de acordo com um relatório da “Bild Am Sonntag”.

A ministra da Defesa Annegret Kramp-Karrenbauer salientou na sexta-feira que a Alemanha espera que todos os parceiros da NATO, incluindo a Turquia, contribuam para estabilizar a região.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.