[weglot_switcher]

Alemanha tem permissão imediata para abolir carros a diesel

De acordo com a agência “Reuters” a decisão foi deliberada na passada sexta-feira pelo tribunal administrativo de Leipzig, num comunicado de 30 páginas.
  • Gleb Garanich/REUTERS
21 Maio 2018, 12h06

A Alemanha já tem licença para proibir a circulação de automóveis a diesel, com efeito imediato. A agência “Reuters” revela que a decisão foi comunicada na passada sexta-feira pelo tribunal administrativo de Leipzig, num comunicado de 30 páginas. Esta medida visa o alinhamento dos níveis de poluição do ar, de acordo com as regras da União Europeia.

Os fabricantes europeus fizeram um forte investimento nos motores a diesel, que produzem menos carbono que causa um maior aquecimento global do que a gasolina. Esta iniciativa alemã poderá ter um grande impacto no futuro deste setor.

Esta proibição imediata irá afetar as principais estradas germânicas e todos os modelos que não correspondam aos mais recentes padrões de emissão Euro-6, implementado em 2014. Nas áreas urbanas (estradas e ruas secundárias) este comunicado recomenda uma implementação faseada, a começar nos carros mais antigos que correspondam aos padrões de emissão da norma Euro-4, que foi substituída pela Euro-5, em 2009.

Em fevereiro de 2018 o tribunal federal decidiu que as cidades alemãs poderiam proibir a circulação de veículos muito poluentes. A organização ambiental Deutsche Umwelthilfe (DUH) processou as cidades de Estugarda (coração da indústria automóvel) e Düsseldorf devido aos altos níveis de emissões poluentes, que não cumprem as normas em vigor na União Europeia.

Existem cerca de 15 milhões de veículos a diesel na Alemanha e de acordo com as associações ambientais, os níveis de partículas excedem os limites impostos pela UE em pelo menos 90 cidades.

Paris, Madrid, Cidade do México e Atenas também já anunciaram que pretendem proibir os veículos a diesel nos centros da cidade até 2025. Em Copenhaga, na Dinamarca, o presidente da câmara também já alertou que quer proibir novos carros a diesel de entrarem na cidade a partir do próximo ano. França e Reino Unido vão proibir novos carros a gasolina e a diesel até 2040, apostando nos veículos elétricos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.