[weglot_switcher]

Alemanha ultrapassa China como economia com maior excedente comercial

Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu que o excedente da Alemanha não sendo uma ameaça à economia global a redução desse excedente comercial traria benefícios para a economia global.
29 Julho 2017, 15h19

O Fundo Monetário Internacional advertiu que as economias avançadas são cada vez mais responsáveis ​​pelos desequilíbrios na economia global, com a Alemanha a ultrapassar a China como a economia com maior excedente mundial. Novos dados do Fundo divulgados na sexta-feira também mostraram que os EUA mantêm o maior e mais longo déficit da balança de transações correntes, noticia o Financial Times.

Embora haja falta de correspondência entre as poupanças e as despesas a nível global e isso represente hoje uma maior ameaça para o mundo do que antes da crise financeira de 2008, o FMI também alertou para o aumento de riscos de novos protecionismos.

A notícia explica a irritação de Donald Trump com Berlim e o déficit comercial dos EUA com a maior economia da Europa, que Trump herdou quando assumiu a Casa Branca. A administração Trump, que elegeu como bandeira a redução do défice comercial dos EUA com o resto do mundo, tem feito pressão junto do FMI para destacar os desequilibrios comerciais mundiais.

De acordo com os dados, em 2016 a Alemanha registou um excedente comercial de 289 mil milhões de dólares, ou 8,3% do PIB, enquanto a China caiu para 196,4 mil milhões de dólares ou 1,7% do PIB. Já os EUA apresentaram um défice da balança comercial de 451,7 mil milhões de dólares, ou 2,4% do PIB. O que é quatro vezes o deficit do Reino Unido, que é de 114,5 mil milhões de dólares, e que em 2016 tinha sido o segundo maior deficit da balança comercial.

O FMI disse estar preocupado com as possíveis tensões entre as grandes economias mundiais que estes desequilíbrios podem causar.

Donald Trump e os seus principais assessores acusaram a Alemanha de explorar um euro fraco para o seu benefício comercial, ao mesmo tempo que ameaça impor tarifas e outras restrições às importações de produtos como, por exemplo, o alumínio.

O FMI referiu que os EUA se devem concentrar em reduzir cuidadosamente a dívida externa e fazer mais para melhorar a sua competitividade e produtividade.

Embora as preocupações do FMI com os EUA tenham crescido, o Fundo também apela a que a Alemanha faça mais para enfrentar o seu excedente comercial.

Investir mais no proprio país em coisas como infra-estrutura ajudaria a impulsionar o crescimento potencial da Alemanha e a abordar questões como o atraso no aumento da produtividade que tanto a Alemanha como muitas outras economias avançadas enfrentam. “Nós não consideramos necessariamente o excedente da Alemanha como uma ameaça à economia global”, disse ao FT o economista-chefe do FMI Luís Cobeddu. Mas “reduzir esse excedente … teria benefícios para a economia global”, acrescentou.

(Atualizada)

 


 

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.