[weglot_switcher]

Alerta de consultas chega aos hospitais públicos. Conheça a medida Simplex preferida da ministra Vieira da Silva

Esta medida prevê “desenvolver novos modelos de comunicação entre os utentes e os prestadores de cuidados de saúde, de forma a melhorar os níveis de comparência em consultas médicas”.
5 Julho 2019, 18h06

Enquanto os hospitais privados enviam muitas vezes uma mensagem para o telemóvel dos utentes para lembrar que o dia da consulta está próximo, nos hospitais públicos isso não se verifica.

Em entrevista ao jornal ‘Público’ sobre o novo programa Simplex+, Mariana Vieira da Silva explicou que a inteligência artificial permitiu a criação dos alertas para consultas, “uma medida de que gosto em particular”. “Há uns meses, o diretor do Hospital de Santa Maria falou na percentagem de consultas que não se realizam por falta do doente”, revelou a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa.

Mariana Vieira da Silva assume que a percentagem de doentes que falta às consultas é bastante elevada, chegando ao 14%, “o que representa oito milhões de consultas”. A responsável admitiu que a comunicação relativamente às datas das consultas poderia não estar a correr bem, e isso explica a criação do ‘alerta consultas’.

Aqui, esta medida prevê “desenvolver novos modelos de comunicação entre os utentes e os prestadores de cuidados de saúde, de forma a melhorar os níveis de comparência em consultas médicas”. Este alerta será dado em formato de mensagem de texto ao próprio doente.

Luís Goes Pinheiro explicou na apresentação que são demasiados recursos que não são usados: “Imagine que dizemos não apenas que tem a consulta tal às tantas horas, mas também que “se não puder comparecer avise que outra pessoa pode ocupar o seu lugar”, numa mensagem que deve ser testada”.

A medida ainda vai ser testada em “modalidades diversas, para contextos diferentes, com modelo de texto ajustado e enviado em períodos distintos” de forma a avaliar o impacto das mesmas. Está previsto que a medida seja concluída durante o primeiro trimestre de 2020.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.