[weglot_switcher]

Alfândegas da Praia, Sal e Boa Vista mais seguras com equipamentos financiados pela China

As alfândegas de Cabo Verde estão a partir de hoje, 13, mais seguras com equipamentos oferecidos pelo Governo chinês. Foram instalados nos aeroportos da Praia e Sal, e no porto da Boa Vista.
13 Agosto 2018, 18h50

O acto oficial de entrega dos equipamentos, contou com a presença do Vice-primeiro-ministro, Olavo Correia e do embaixador da China, Du Xiaocong.

Avaliado em cerca de 10 milhões de euros (mais de 90 mil contos), o lote de equipamentos inclui um scanner móvel de inspeção de contentor/veículo, dois scanners e um sistema automático de desembaraço.

O scanner móvel foi instalado no porto da ilha da Boa Vista e fará a inspeção das mercadorias acondicionadas nos contentores. Os dois scanners, nos aeroportos da Praia e do Sal, farão a inspecção das bagagens.

O Vice-primeiro-ministro de Cabo Verde, Olavo Correia, agradeceu o apoio chinês em várias áreas e nesta caso em concreto destacou a importância da introdução de equipamentos tecnológicos para facilitar a tramitação aeroportuária por associar rapidez e segurança, num altura em que os passageiros tem pouco tempo, mas que é preciso garantir a seguridade e fazer a cobrança de imposta.

O embaixador da China em Cabo Verde Du Xiaocong reiterou o empenho do seu país em reforçar a cooperação com Cabo Verde, recordando que não é a primeira vez que as alfândegas cabo-verdianas contam com o financiamento chinês.

O Vice-primeiro-ministro espera que equipamentos idênticos sejam instalados em todos os aeroportos do país, incluindo às pequenas encomendas para responder as críticas dos utentes e assim melhorar o controlo das mercadorias que entram no território aduaneiro.

O projeto financiado pela China contempla ainda um centro de controlo de imagens, que interligará os scanners a nível nacional e que ficará instalado na Alfândega da Praia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.