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Alibaba compra unidade de e-commerce da NetEase por 1,8 mil milhões de euros

A tecnológica chinesa vai ainda investir cerca de 634 milhões de euros na plataforma de streaming de música da empresa, para fazer frente à ‘joint venture’ entre a Tencent e a Spotify.
  • Chance Chan / Reuters
6 Setembro 2019, 09h46

O grupo Alibaba anunciou esta sexta-feira que vai comprar a unidade de negócio de comércio eletrónico Kaola à chinesa NetEase, por 2 mil milhões de dólares (cerca de 1,8 mil milhões de euros) e investir 700 milhões de dólares (aproximadamente 634 milhões de euros) no braço de streaming musical dessa empresa.

A gigante tecnológica sediada em Hangzhou procura novas fontes de receita e encontrou na Kaola uma forma de ‘refrescar’ o negócio das compras online. Trata-se de uma plataforma de e-commerce especializada em produtos de luxo importados (entre os quais vestuário, eletrónica de consumo ou acessórios desportivos) destinados ao consumidor doméstico chinês.

“A Alibaba está confiante em relação ao futuro do mercado de comércio eletrónico de importação da China, que acreditamos que ainda está infância e tem um grande potencial de crescimento”, disse Daniel Zhang, CEO do grupo Alibaba, em comunicado.

Já a participação minoritária na NetEase Cloud Music é vista como uma maneira de fazer frente à joint venture entre a Tencent e a Spotify – Tencent Music – que lidera o mercado na China. No entanto, a NetEase, cotada no índice norte-americano Nasdaq, continuará a ser acionista maioritário mesmo depois desta operação.

“A conclusão desta transação estratégica permitirá à NetEase concentrar-se na sua estratégia de crescimento, investindo em mercados que nos permitem aproveitar melhor as nossas vantagens competitivas. Continuamos totalmente comprometidos em oferecer aos nossos utilizadores o melhor conteúdo online e diferenciador”, afirmou William Ding, CEO da NetEase, na mesma nota.

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