[weglot_switcher]

Alibaba cria ‘joint venture’ com empresas russas

O acordo entre a gigante do e-commerce com o fundo soberano russo Russian Direct Investment Fund, a operadora de telecomunicações Megafon e a Mail.ru. foi assinado durante o Fórum Económico Oriental.
  • Chance Chan / Reuters
11 Setembro 2018, 09h42

O grupo chinês Alibaba anunciou esta terça-feira a criação de uma joint venture com o fundo soberano russo Russian Direct Investment Fund, a operadora de telecomunicações de Moscovo Megafon e um dos websites mais visitados da Rússia, o Mail.ru. A parceria prevê a colaboração da Alibaba, através da retalhista online AliExpress Rússia, com a JV e troca de participações da Megafon: dos 10% que atualmente possui na Mail.ru passa a ter 24% na AliExpress Rússia.

Já a Mail.ru, fundada em 1998, contribuirá com o negócio de comércio eletrónico Pandao em troca de uma participação de 15% também na AliExpress Rússia, enquanto o fundo soberano criado pelo executivo russo irá comprar uma participação de 13% na mesma plataforma da Alibaba.

O acordo entre a gigante do e-commerce e as três entidades russas, assinado durante o Fórum Económico Oriental, surge um dia após o fundador, Jack Ma, ter abandonado a liderança do grupo. O ex-presidente executivo do grupo disse ao jornal norte-americano “New York Times” (NYT) que iria reformar-se, no ínicio desta semana, no dia em que completou 54 anos de idade, para conseguir dedicar-se ao desenvolvimento da educação de maneira filantrópica.

Em entrevista ao NYT, Jack Ma caracterizou o seu afastamento da Alibaba de “início de uma era” e recusou tratar-se do fim da sua carreira nesta organização, tendo em conta que irá continuar a pertencer ao conselho de administração. O empresário e investidor chinês pretende, com esta decisão, focar o seu tempo e a sua fortuna na educação. “Eu adoro educação”, argumentou, em declarações ao diário.

https://jornaleconomico.pt/noticias/jack-ma-as-licoes-de-lideranca-do-fundador-da-alibaba-c-video-352810

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.