[weglot_switcher]

Altice, NOS e Vodafone unem-se para assegurar comunicações durante Estado de Emergência

“Assegurar a manutenção de níveis de conetividade à comunidade é o objetivo primordial dos operadores”, garantiram as três principais operadoras em comunicado.
20 Março 2020, 13h33

As principais empresas de telecomunicações portuguesas – NOS, Vodafone Portugal e Altice Portugal – uniram-se para apresentar ao Governo um plano para minimizar os impactos da pandemia de Covid-19 em Portugal, cujo objetivo primordial é assegurar as comunicações, foi esta sexta-feira anunciado pelas três telecoms.

O plano está orientado em seis eixos: manter a qualidade de serviço das redes de comunicações; assegurar a capacidade de rede necessária para funções críticas do Estado; promover a contenção da expansão do vírus; alertar para procedimentos antifraude; contribuir para o incentivo ao teletrabalho nas empresas; apoiar a comunidade.

As operadoras garantem que as redes de comunicações “já estão dimensionadas para suportar as horas de pico e também estão preparadas para responder a um acréscimo de tráfego residencial”. Não obstante, as operadoras comprometem-se a reforçar a capacidade das suas redes, mais orientada paras as residências e não tanto para os centros de escritórios e empresariais.

As empresas asseguram, ainda, a garantir que “as funções críticas do Estado mantêm total conectividade”.

De modo a contribuir para a mitigação da propagação da Covid-19, e à luz dos planos de contingência que cada uma já anunciou, prometem não contribuir para “a expansão do vírus”. Por exemplo, suspendendo toda a atividade comercial presencial e recorrendo ao regime de teletrabalho.

Por isso, as empresas apela aos seus clientes todo o cuidado face a esquemas de fraude. Durante o período de Estado de Emergência, NOS, Altice e Vodafone, não farão assistência ao cliente presencial, sem um pedido prévio da parte do cliente. Também essa assistência só se realizará por falhas técnicas ou avarias, mas terá de ser sempre o cliente a pedir a assistência. Mais, “qualquer visita” só ocorre mediante agendamento com o cliente, sendo que os trabalhadores destas empresas terão de estar devidamente identificados.

“Assegurar a manutenção de níveis de conetividade à comunidade é o objetivo primordial dos operadores”, garantiram

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.