[weglot_switcher]

Altice Portugal lança programa de saídas voluntárias para trabalhadores com mais de 50 anos

A Altice Portugal lançou esta quarta-feira o programa Pessoa, que prevê várias modalidades para a saída voluntária de trabalhadores dos quadros, nomeadamente a suspensão de contrato de trabalho, programa de pré-reforma e rescisões de contrato de trabalho.
16 Janeiro 2019, 17h06

A Altice Portugal lançou esta quarta-feira o programa Pessoa, que prevê várias modalidades para a saída voluntária de trabalhadores dos quadros, nomeadamente a suspensão de contrato de trabalho, programa de pré-reforma e rescisões de contrato de trabalho.

Num encontro com jornalistas, na sede da Altice Portugal, em Lisboa, o presidente executivo da telecom, Alexandre Fonseca, acompanhado pelo Chief Financial Officer (CFO), Alexandre Matos, e pelo Chief Corporate Officer (CCO), João Zúquete da Silva, anunciou o programa de saídas voluntárias, dirigido aos trabalhadores com mais de 50 anos que pretendam candidatar-se à pré-reforma ou à suspensão do contrato de trabalho e que prevê, ainda, a rescisão de contrato de trabalho “em condições analisadas caso a caso”.

O programa Pessoa arrancou esta quarta-feira, com a comunicação oficial aos trabalhadores da empresa, sendo “totalmente voluntário”. Os trabalhadores têm, a partir de hoje, três semanas – até 4 de fevereiro – para “manifestar interesse”.  Antes, a comissão executiva da Altice já tinha reunido com a comissão de trabalhadores.

A dona da Meo tem 8.500 trabalhadores e, segundo o CEO da operadora, e o Programa Pessoa é também uma forma de rejuvenescimento da empresa, uma vez que haverá lugar para incorporação futura de jovens na empresa. Ainda assim, não “há objetivos mínimos ou máximos de candidaturas [no programa Pessoa].

Altice Portugal “continua a contar com todos os colaboradores competitivos, motivados e disponíveis para trabalhar connosco”, afirmou o Alexandre Fonseca, salientando que a empresa pode “aceitar ou não” as candidaturas a este programa.

Este programa tem “condições muito vantajosas”, disse Alexandre Fonseca, permitindo aos colaboradores cujas candidaturas sejam aceites a avançar com projetos de “caráter pessoal ou profissional”.

telecom pretende ainda que 2019 seja o ano em que Altice vai “com certeza incorporar talento”.  Quanto às áreas previstas para a contratação de jovens talentos, apenas foi anunciado que serão “áreas em que hoje a Altice Portugal ainda não tem competência ou é tão forte”.

O programa Pessoa assenta em três modalidades:
Suspensão de contrato de trabalho – para trabalhadores entre os 50 e os 55 anos de idade, com direito a 100% do salário base e diuturnidades, a que acresce o direito a 50% de outras rubricas remuneratórias.

Pré-Reforma – para trabalhadores com mais de 55 anos de idade, com direito a 80% do valor correspondente à suspensão de contrato de trabalho. Quem aderir a esta modalidade terá garantida a manutenção do plano de saúde clássico para quem dele beneficia e os benefícios de comunicações aplicáveis a cada momento a esta população, sendo hoje aplicado um desconto de 60% sobre o pacote base.

Rescisões de contrato de trabalho – esta é uma modalidade sempre disponível, mas “em condições analisadas caso a caso, mas sempre com caráter voluntário”.

[título alterado às 17:18]

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.