[weglot_switcher]

Alugar móveis em vez de comprar. Ikea está a mudar o modelo de negócio

“No final do prazo, os clientes poderão devolver o produto e alugar outro”, afirma Torbjörn Lööf, CEO da Inter Ikea. O primeiro teste será realizado este mês na Suíça, com diferentes tipos de móveis.
5 Fevereiro 2019, 15h00

A Ikea vai oferecer aos seus clientes a possibilidade de alugar móveis por um período e depois devolvê-los. Esta é a forma encontrada pela cadeia sueca de móveis e utensílios, que decidiu transformar o seu modelo de negócio tradicional, conforme conta o jornal “Expansión”.

Após a sua devolução, os móveis serão restaurados e colocados de volta no mercado. O primeiro teste será realizado este mês na Suíça, com diferentes tipos de móveis. “Vamos trabalhar com diferentes parceiros para tornar este modelo de aluguer possível”, refere Torbjörn Lööf, CEO da Inter Ikea, numa entrevista ao “Financial Times”, sublinhando que “no final do prazo, os clientes poderão devolver o produto e alugar outro”.

Esta iniciativa faz parte de um processo de transformação do modelo de negócios de uma das principais fabricantes de móveis mundiais. “Desta forma, em vez de deitarmos os móveis fora, podemos restaurá-los e vendê-los novamente, prolongando o ciclo de vida dos produtos”, afirma  Torbjörn Lööf.

Torbjörn Lööf destaca que este modelo de negócio faz parte dos esforços realizados pela Ikea para promover um modelo de economia circular. “O esforço não é apenas vender produtos, mas dar-lhes uma nova vida, um compromisso claro com a sustentabilidade e a reciclagem”, refere.

O CEO da cadeia de móveis sueca frisa que a Ikea está a tentar reduzir o seu impacto ambiental em 15% em termos absolutos até 2030.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.