Aluno da Universidade de Lisboa vence ‘Law and Technology Award’ da Abreu Advogados

Luís Barreto Xavier, consultor para a Inovação deste escritório de advogados, afirma que quiseram “começar por procurar quem tivesse este perfil de curiosidade e vontade de ir além do óbvio”.

Telmo Miller

João Marques Pinto é o vencedor da primeira edição do ‘Law and Technology Award’, promovido pela Abreu Advogados, um concurso lançado em 2018 para incentivar o interesse dos estudantes de Direito pela relação entre os temas jurídicos e a tecnologia.

O desafio foi dirigido aos finalistas da licenciatura em Direito e licenciados que frequentam mestrado ou LL.M. (Master of Laws). Os participantes tiveram de submeter um trabalho em que respondiam à questão: “Na era das redes sociais e das grandes empresas tecnológicas, será possível proteger a privacidade?”.

O texto premiado aborda a importância crescente do controlo da privacidade e a criação de novas regras, ponderando as condições para a implementação de um nível perfeito de privacidade que “em excesso, pode estrangular a economia e promover a cibercriminalidade” e “em défice, nega um direito fundamental para o desenvolvimento da personalidade humana”.

Luís Barreto Xavier, consultor para a Inovação do escritório liderado por Duarte d’Athayde, afirma que quiseram “começar por procurar quem tivesse este perfil de curiosidade e vontade de ir além do óbvio”.

Graças à vitória, João Marques Pinto, estudante da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, terá acesso a um estágio profissional na Abreu Advogados e a um prémio monetário no valor de 1.000 euros.

PCGuia
Ler mais
Recomendadas

PremiumRogério Alves: “Nota-se preconceito do Governo para com a segurança privada”

Antigo bastonário da Ordem dos Advogados é o convidado desta semana do “Falar Direito”, programa transmitido esta sexta-feira, às 11h00, nas redes sociais e site do Jornal Económico.

Portugueses pagariam 1.400 euros caso o Gmail ou o Google Maps passassem a ser pagos

A consultora Boston Consulting Group e a empresa de estudos de mercado Netsonda concluíram que o excedente do consumidor, gerado anualmente pela utilização gratuita de produtos Google, seja de 9 mil milhões de euros.

“Falar Direito”: Veja aqui em direto o programa desta semana

Rogério Alves, antigo bastonário da Ordem dos Advogados, é o convidado desta semana do “Falar Direito”, programa transmitido esta sexta-feira, às 11h00, nas redes sociais e site do Jornal Económico.
Comentários