[weglot_switcher]

Álvaro Santos Pereira vai ser ouvido no Parlamento sobre relatório da OCDE

Os deputados querem ouvir Álvaro Santos Pereira em comissão devido às alegadas alterações feitas ao “Economic Survey” no capítulo sobre corrupção em Portugal, que terão sido pressionadas pelo atual Executivo.
20 Fevereiro 2019, 13h24

O antigo ministro da Economia Álvaro Santos Pereira vai ser ouvido na Assembleia da República a propósito do relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) sobre as perspetivas económicas para Portugal. Os deputados querem ouvir Álvaro Santos Pereira em comissão devido às alegadas alterações feitas ao “Economic Survey” no capítulo sobre corrupção em Portugal, que terão sido pressionadas pelo atual Executivo.

O requerimento apresentado pelo PSD para ouvir Álvaro Santos Pereira, no papel de diretor de desenvolvimento de estudos nacionais da OCDE, em comissão foi aprovado esta quarta-feira na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, com os votos a favor do PSD e CDS e a abstenção do Bloco de Esquerda (BE). Já os deputados do PS e PCP votaram contra contra o requerimento apresentado.

O relatório “Economy Survey of Portugal – 2019” da OCDE gerou polémica depois de o ‘Expresso’ ter noticiado que o Governo terá pressionado a organização a alterar partes do documento sobre a reforma da justiça e corrupção em Portugal. Segundo o jornal ‘Observador’, o diagnóstico e medidas propostas na versão final do documento são diferentes das da primeira versão que foi discutida junto do Governo.

O jornal indica terão sido apagadas todas as referências explícitas a casos de corrupção mediáticos, como o que envolveu o ex-primeiro-ministro José Sócrates e gestores de grandes empresas portuguesas. Outros nomes como o de Ricardo Salgado, dono do antigo BES, e Zeinal Bava e Henrique Granadeiro, administradores da Portugal Telecom (PT) foram eliminados do relatório.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.