[weglot_switcher]

“Amanhã às 11h30”. John Bercow convoca Parlamento britânico para se reunir

Depois do Supremo Tribunal do Reino Unido ter considerada a suspensão do Parlamento britânico, John Bercow anunciou esta manhã que os trabalhos dos deputados serão retomados amanhã.
24 Setembro 2019, 15h53

“Amanhã às 11h30”, foi a data referida pelo presidente da Câmara dos Comuns, esta manhã, para anunciar a reabertura do Parlamento britânico. O anúncio da reabertura dos trabalhos parlamentares segue-se à deliberação desta manhã do Supremo Tribunal do Reino Unido, cuja presidente, Brenda Hale, anunciou que a suspensão do Parlamento tinha sido “ilegal, vazia e sem efeito”.

Ao considerar a decisão do chefe de Governo “sem efeito”, a presidente do Supremo sublinhou que “o Parlamento não está suspenso”, pelo que os presidentes das Câmaras dos Comuns e dos Lordes “podem adotar medidas imediatas para assegurar que cada uma das câmaras retoma os trabalhos o mais rapidamente possível”.

John Bercow ouviu e obedeceu, convocando, logo de seguida, todos os parlamentares para se reunirem, esta quarta-feira, na Câmara dos Comuns “com caráter de urgência” e que os parlamentares retomariam os trabalhos sem demora.

De acordo com a suspensão, o Parlamento só deveria retomar as suas atividades a 14 de outubro, pouco mais de duas semanas antes do prazo atual para o Reino Unido deixar a União Europeia, 31 de outubro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.