[weglot_switcher]

Amanhã há “Jogo Económico”. Qual o segredo do sucesso dos treinadores portugueses?

Resiliência, cultura tática, competências pessoais e uma apreciável capacidade de gestão: estas são algumas das características dos treinadores portugueses. José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores, explica a fórmula para o sucesso.
16 Janeiro 2019, 17h49

Nesta edição do Jogo Económico (acompanhe esta quinta-feira a partir das 21h00), vamos olhar para o treinador português com a ajuda de José Pereira, presidente da Associação Nacional de Treinadores, num programa que vai contar com os comentários de Luís Miguel Henrique e João Marcelino, intervenientes moderados pelo jornalista José Carlos Lourinho.

O Jornal Económico fez um levantamento das vendas já efetuadas por Leonardo Jardim, Jorge Jesus e José Mourinho e chegou à conclusão que os três juntos renderam aos seus clubes uma verba de 1,6 mil milhões de euros.

Que aspetos técnicos e táticos diferenciam o técnico português quando comparados com treinadores de outras origens? O facto do povo português ser, de uma forma geral, aberto a outras culturas e outras realidades, também facilita o papel quando emigra e tem de se adaptar a outros campeonatos?

Marcel Keizer é hoje o único treinador estrangeiro na nossa Liga e a vinda de técnicos estrangeiros para a nossa Liga tornou-se uma espécie de raridade: como se pode interpretar esta ausência dos técnicos de outras nacionalidades na nossa Liga? É um sinal de menor capacidade de atrair estrangeiros para a nossa Liga ou atesta a qualidade dos nossos técnicos?

Saiba a resposta a estas e outras perguntas na próxima edição do “Jogo Económico”.

Entretanto, e se perdeu a última edição do ano, veja aqui como foi o debate sobre o ‘boom’ que se vive atualmente no futebol feminino em Portugal, um programa que contou com a participação de Mónica Jorge, diretora da Federação Portuguesa de Futebol:

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.