[weglot_switcher]

Amazon não paga impostos há dois anos

Como é que a empresa milionária de Jeff Bezos não paga impostos desde 2017? Em causa estão os créditos fiscais da empresa e a nova lei tributária da administração de Trump.
18 Fevereiro 2019, 13h34

2018 foi o segundo ano consecutivo que a gigante norte-americana de comércio eletrónico não pagou impostos nos Estados Unidos.

Em 2017, a Amazon, apesar de ter reportado um lucro de 5,6 mil milhões de euros, não pagou um tostão em impostos. Em causa estão os créditos fiscais da empresa e a nova lei tributária da administração de Trump. “As demonstrações financeiras da empresa sugerem a existência de vários créditos e incentivos fiscais responsáveis por revogar os impostos da empresa”, lê-se no relatório da ITEP.

Apesar de hoje ser inexistente, a verdade é que a contribuição fiscal da empresa sempre foi reduzida. Nos cinco anos anteriores, a plataforma de comércio digital pagou uma taxa efetiva de impostos de apenas 11,4%, menos de metade da média nacional de 35%. As justificações são várias: dos incentivos fiscais ligados à compra de ações por executivos à decisão do Supremo Tribunal de Justiça nos anos noventa de impedir os estados americanos de cobrar impostos sobre o comércio electrónico, que só foi alterada há dois anos.

A redução de impostos sugerida pela reforma tributária do governo de Trump também contribuiu. A alíquota caiu dos 35% para os 21% e o novo documento tributário inclui uma “série de lacunas fiscais que permitem que empresas lucrativas consigam evitar as contribuições tributárias”, conforme divulga a revista Fortune.

Este ano, tudo indica que a história se repita e que a empresa multimilionária não pague qualquer tipo de valor tributário, nem mesmo o imposto-padrão de 21% dos lucros anuais, mesmo tendo declarado uma faturação de mais de 11 mil milhões de euros no último ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.