[weglot_switcher]

Amazon promete investir 5 mil milhões de dólares na Índia

Depois de perder mercado para a Alibaba e a JD.com na China, a retalhista insiste no mercado asiático, desta vez, mais a sul, onde a principal concorrência tem um nome menos sonante: Flipkart Online Services Pvt.
  • Noah Berger / Reuters
6 Março 2018, 12h02

A Amazon vai investir 5,5 mil milhões de dólares (cerca de 4,5 mil milhões de euros) na Índia para readaptar a sua presença no país com 1,3 mil milhões de habitantes, cinco anos depois de lá se ter instalado. Depois de perder mercado para a Alibaba e a JD.com na China, a retalhista insiste no mercado asiático, desta vez, mais a sul, onde a principal concorrência tem um nome menos sonante: Flipkart Online Services Pvt.

A Bloomberg refere que o dinheiro será gerido Amit Agarwal, o homem de confiança de Jeff Bezos na Índia. “No Ocidente, os compradores passaram para encomendas online depois dos catálogos por correspondência (…) Na Índia, estamos a construir tudo de baixo para cima e mais de metade dos nossos investimentos foram para a criação de postos de entrega, armazéns…”, contou o empresário de Bombaim à agência.

No início de fevereiro, o gigante mundial do comércio eletrónico divulgou os resultados referentes ao quarto trimestre de 2017 e anunciou um incremento significativo da faturação, sobretudo pelo enorme volume de vendas na época natalícia e procura pelas compras online.

O lucro líquido da tecnológica aumentou para 1,86 milhões de dólares no último trimestre do ano, sendo que no mesmo período de 2016 a Amazon tinha registado um lucro líquido de 749 milhões de dólares. No entanto, as perdas internacionais aumentaram para mais de 3 mil milhões de dólares, devido, entre outros fatores, a problemas de armazenagem na Índia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.