[weglot_switcher]

Anacom. Rede móvel da Vodafone tem “o melhor desempenho” na Grande Lisboa

Entre os 22 indicadores de serviço móvel, de serviço de dados e de cobertura de rádio, a Anacom atribuiu o “melhor desempenho” à Vodafone em 17, seguindo-se a NOS (16) e a Meo (12).
3 Agosto 2020, 11h39

A Vodafone Portugal tem “o melhor desempenho” no cômputo geral dos serviços móveis de voz e dados e de cobertura 2G, 3G e 4G na Área Metropolitana de Lisboa, de acordo com as conclusões de um estudo da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), divulgadas esta segunda-feira, 3 de agosto.

Entre os 22 indicadores de serviço móvel, de serviço de dados e de cobertura de rádio, a Anacom atribuiu o “melhor desempenho” à Vodafone em 17, seguindo-se a NOS (16) e a Meo (12).

“O estudo relativo à Área Metropolitana de Lisboa revela que a cobertura rádio dos operadores analisados apresentou bom desempenho global. Em GSM (2G) registaram-se os níveis de desempenho mais elevados, com diferenças pouco expressivas entre operadores, enquanto nas tecnologias UMTS (3G) e LTE (4G) se observaram desempenhos inferiores e as diferenças entre operadores foram mais significativas, destacando-se o melhor desempenho da Vodafone”, lê-se.

O regulador das comunicações diz não ter verificado “diferenças entre operadores no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de chamadas”, o que indica um “bom desempenho global” de Vodafone, NOS e Meo (detida pela Altice Portugal). Contudo, “embora pouco relevantes na perspetiva do utilizador”, registou diferenças no serviço de cada operador na integridade da conversação e ao período médio necessário para estabelecer uma chamada – nestes dois parâmetros a Vodafone tem superou a concorrência.

Nos serviços de dados, a Anacom garante que Vodafone, NOS e Altice estão equilibradas “no que toca às capacidades de estabelecimento e de retenção de sessões de dados, em todos os serviços analisados”. Ainda assim, há “diferenças de desempenho entre os operadores” relativamente às transferências de ficheiros, apesar “dos bons ritmos médios de transferência de dados” tanto em download como em upload.

“Observou-se ainda uma variabilidade muito elevada deste indicador, com ritmos máximos em torno de 153 Mbps e 62 Mbps e mínimos de 0,2 Mbps e 0,7 Mbps, respetivamente em download e upload”, indica a Anacom. Neste ponto, destacaram-se Vodafone e NOS.

Já o serviço de navegação na internet “registou razoáveis durações médias de transferência de páginas web, de referência e pública, sendo pouco expressivas as diferenças entre” Vodafone, NOS e Meo. Também o serviço de video streaming do Yotube registou “bom desempenho global sem diferenças expressivas entre operadores”.

Quanto à latência de transmissão de dados (tempo entre a ação tomada e a resposta do dispositivo), a Anacom diz ter registado os “níveis adequados, embora com alguma variabilidade, tendo-se observado ligeiras diferenças entre operadores”. Neste ponto, a Vodafone também se destacou.

As conclusões da Anacom referem-se ao terceiro estudo regional de avaliação do desempenho de serviços móveis de voz e dados e da cobertura 2G, 3G e 4G, disponibilizados pela Meo , NOS e Vodafone. Os primeiros dois estudos abrangeram as regiões do Alentejo e o Norte do país.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.