[weglot_switcher]

Análises a microalgas que atingiram praias algarvias devem ser conhecidas hoje

Os resultados das análises às microalgas que na segunda-feira levaram as autoridades a interditarem a banhos vários praias algarvias deverão ser conhecidas hoje durante a tarde, estimou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
18 Junho 2019, 13h45

Num esclarecimento divulgado hoje na sua página de Internet, a APA refere que é “previsível que durante a tarde de hoje venham a ser conhecidos os resultados das análises efetuadas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)”.

Segundo a APA, a situação “continua a ser acompanhada” e os banhos foram desaconselhados “devido à presença em grande densidade de dinoflagelados (‘microalgas’) potencialmente prejudiciais para a saúde humana”, lê-se na nota.

Inicialmente, no domingo, a restrição foi imposta apenas na praia de Faro, mas a “mancha” de microalgas deslocou-se para oeste e a restrição foi estendida, já na segunda-feira, a toda a faixa entre as praias de Faro e da Rocha Baixinha, no concelho de Albufeira, em que se incluem também todas as praias de Vilamoura (concelho de Loulé).

A decisão foi tomada pela APA, através da Administração da Região Hidrográfica (ARH) do Algarve, em articulação com a Autoridade de Saúde e a colaboração da Universidade do Algarve.

Na nota publicada hoje, a agência remete mais informações sobre o desaconselhamento a banho nas praias abrangidas para depois de serem conhecidos os resultados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.