[weglot_switcher]

Angela Merkel e Theresa May vão discutir Brexit em conjunto

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, vai encontrar-se com a chanceler alemã, Angela Merkel, na próxima sexta-feira, tendo o Brexit como tema principal.
  • Stefan Wermuth / Reuters
13 Fevereiro 2018, 16h23

Segundo a agência Reuters, que cita o gabinete da primeira-ministra britânica, Theresa May pretende avançar com um acordo no próximo mês para um período de transição que permita atenuar alguns dos efeitos da saída do Reino Unido da União Europeia.

O tema tem estado no centro de debate entre os britânicos e a União Europeia, com as duas partes a mostrarem inesperadas dificuldades em encontrarem uma plataforma de entendimento que agrade às duas partes.

Internamente, no Reino Unido, e segundo alguns analistas, os adeptos da saída estão a diminuir, face à evidência de que o Reino Unido sairá em perda de todo o processo. Alguns chegam inclusivamente a ponderar se o referendo sobre a saída deveria ou não ser repetido, dado que o ‘não’ à saída tem encontrado mais aderentes.

Por outro lado, a União Europeia não tem facilitado a saída. Nem poderia ser de outro modo, segundo a própria Comissão, dado que, se fosse de outro modo, a União arriscava-se a promover ela própria outras saídas, que iriam fazer perigar o projeto comum.

O encontro entre as duas líderes europeias realiza-se depois de May se ter encontrado no início desta semana com o primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, para discutirem temas como as fronteiras com a Irlanda depois do Brexit. Depois do encontro este responsável garantiu, segundo a Bloomberg, que as duas partes vão trabalhar em conjunto na metodologia para evitar uma fronteira forte no país.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.