[weglot_switcher]

Antigo CEO da Wirecard foi detido

Depois de ter sido emitido um mandato contra Markus Braun, o antigo presidente executivo da Wirecard entregou-se à polícia, em Munique. As autoridades suspeitam que atuado em conjunto com a antiga equipa de gestão para ‘engordar’ o balancete da fintech alemã em 1,9 mil milhões de euros.
  • Kai Pfaffenbach/Reuters
23 Junho 2020, 11h29

O ex-CEO da fintech alemã Wirecard, Markus Braun, foi detido pelas autoridades policiais depois de se ter entregado na tarde de segunda-feira, em Munique, de acordo com a imprensa internacional.

Na segunda-feira, foi emitido um mandato contra Markus Braun, que se demitiu na passada sexta-feira, e que estava à frente da Wirecard desde 2002.

Markus Braun é suspeito de manipulação de mercado e de fraude, uma vez que terá ‘engordado’ as contas da fintech alemã para atrair investidores e clientes.

Na semana passada, após uma auditoria às contas da empresa, foi descoberto um ‘buraco’ de 1,9 mil milhões de euros, o montante com que Markus Braun terá ‘engordado’ o balancete da fintech. Ontem, a empresa disse que provavelmente o dinheiro não existe e que não representava de forma fidedigna a maior fonte de lucros da Wirecard.

O regulador alemão, o BaFin, disse que o escândalo era um “desastre completo” e uma “vergonha” para Alemanha.

As autoridades suspeitam que o antigo presidente executivo da Wirecard não atuou sozinho, tendo cometido estes crimes com outros membros da empresa. Segundo o “Finantial Times”, as autoridades locais revelaram que a antiga equipa de gestão da empresa também está a ser investigada.

O jornal britânico avança ainda que um juiz vai decidir hoje se Markus Braun fica, ou não, sob custódia.

A Wirecard é uma empresa cotada em bolsa e já perdeu cerca de 80% desde que a empresa resolveu adiar a divulgação dos resultados trimestrais na passada quinta-feira. Na sessão de ontem, a empresa desvalorizou mais de 40%, no entanto hoje está a recuperar, subindo mais de 14%. O preço da ação está, às 11h24, horário de Portugal continental, a negociar nos 16,58 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.